Tema Acessibilidade

BIOGRAFIA DO ARTISTA PLÁSTICO E ARTESÃO LUCIANO BARBOSA DE MOURA

• Atualizado

BIOGRAFIA DO ARTISTA PLÁSTICO E ARTESÃO LUCIANO BARBOSA DE MOURA

Luciano Barbosa de Moura, mas conhecido pelo nome artístico de Luciano Barbosa. Nasceu no município de São Miguel dos Campos, estado de Alagoas, no dia 07 de janeiro de 1960, filho de Francisco Marques de Moura e dona Maria Olímpia de Moura.

O pai trabalhava como alfaiate e a mãe nos afazeres domésticos.

Luciano Barbosa começou a estudar às primeiras Letras no Instituto Imaculada Conceição, em seguida iniciou o Ensino Fundamental na mesma instituição educacional e posteriormente concluiu o Ensino Médio na Escola Ana Lins. Também fez o Curso de Contabilidade na Escola Cenecista.

Casou com Gilvania Marinho de Melo Moura e desse casamento nasceram duas filhas: Camila de Melo Moura, Luanda de Melo Moura e os netos: Pedro e Júlia.

Estudou arte plástica com o renomado pintor alagoano Fernando Lopes, onde aprendeu diversas técnicas das artes, principalmente a pintura sobre tela.

Luciano Barbosa é dono de um talento invejável, ele e da mesma linha do seu professor. Por sinal, algumas das suas telas têm as mesmas temáticas das telas de Fernando Lopes.

Começou a trabalhar aos 15 anos de idade como estagiário no Banco do Brasil e logo após no extinto BANORTE. Trabalhou também por 15 anos, na Câmara Municipal de São Miguel dos Campos.

Luciano Barbosa começou apresentar seus trabalhos para os miguelenses e para os alagoanos em 1984. Quando participou de uma coletiva na Casa da Cultura de São Miguel dos Campos. Em 1985, participou da Mostra de Pintores Alagoanos no XI Festival de Verão de Marechal Deodoro. Em 1986, expôs na reabertura da Galera Mário Palmeira, na Coletiva de Pintores Alagoanos de Natal. Em 1987, fez sua primeira exposição individual na Galeria Mário Palmeira em Maceió. Também em 1987, participou da Galeria de Pintores Miguelenses, em comemoração à Emancipação Política da cidade de Arapiraca. Em 1989 e em 1992, partipou da exposição Eco – 92 na Fundação Pierre Chalita.

Além de artista plástico, Luciano Barbosa também trabalha como ceramista e com restauração de imagem sacra.

Luciano Barbosa é dessas pessoas que cresces com o convívio. O seu dom e o seu talento de artista, faz com que ele se torne num intelectual amado e admirando pelos seus amigos de profissão.

Sem sombra de dúvida, Luciano Barbosa é um dos ícones da artes alagoana. Ele é considerado pela históriografia de Alagoas, como uns dos melhores pintores da atualidade. Seus trabalhos estão espalhados em todo Brasil, em coleções particulares.

Luciano Barbosa é funcionário público municipal. Concursado desde 2003. Em 2010, ele foi Lotado para Casa de Cultura, onde exerce a função de Guia do Museu Fernando Lopes. É bom salientar, que Luciano Barbosa é um dos maiores contribuintes da casa. Pois a maior parte do acervo do museu, foi conseguido por ele, através de doações de famílias tradicionais da cidade.

Luciano Barbosa já está imortalizado no Dicionário Bibliografico ABC das Alagoas e no Dicionário de Artes dos Pintores Alagoanos.

( Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura )

• Entrevista com o próprio homenageado. Em 07/12/2021.

Copyright © 2021. Todos os direitos reservados ao autor. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
0
±1000 visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários