Tema Acessibilidade

BIOGRAFIA DO PROFESSOR E ARTISTA PLÁSTICO EDUARDO XAVIER

• Atualizado

EDUARDO XAVIER

José Eduardo Rolim de Moura Xavier da Silva, conhecido artisticamente pelo pseudônimo de Eduardo Xavier (Pintor, Ilustrador, Cantor, Psicólogo e Professor).
Nasceu no 07 de setembro de 1958, no município de São Miguel dos Campos, estado de Alagoas, num lugar denominado de Sebastião Ferreira, onde ficava localizada a antiga Companhia de Fiação e Tecidos São Miguel.
Começou a se interessar pela arte, em 1970, onde obteve as primeiras lições de artes, pincéis e telas, sobre orientação dos mestres, Roberto Lopes e Fernando Lopes.
Eduardo Xavier apesar de muito jovem, já era considerado pela mídia como a nova revelação da pintura alagoana.
Em 1980, integou o Movimento Artístico, onde fez a sua primeira exposição.
É graduado em Psicologia (Bacharelado em Clínica) pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió - CESMAC.
Em 1983, ele foi contemplado com o título de Doutor, pela mesma universidade.
Além desses diplomas, Eduardo Xavier também é detentor de outros títulos. Como por exemplo: Graduado em Canto, pela UFAL, em 1991 e Doutor em Letras e Linguística, em 2004. Também pela UFAL.
Em 1994, iniciou a carreira de professor na Universidade Federal de Alagoas - UFAL, onde lecionou aula de Canto Clássico no PINACOTECA de Maceió, ensinando canto para os estudantes da instituição. Ele também lecionou História da Arte para os alunos do CESMAC.
Expôs seus trabalhos individualmente nas seguintes galerias: Grafetti Galeria em 1983, Sucata Decorações em 1984, Galeria Karandash em 1987, Modus Vivendi em 1991, Antiquário Bric-à-biac em 1995, Terracota em 1997, Antiquário Bric-à-biac em 2013. Também Eduardo Xavier também participou em coletiva com outros outros pintores alagoanos: Clube Fênix Alagoano - Galeria Ambiental em 1978, Galeria Mário Palmeira - Sucata Decorações em 1979, Mestre Aurélio Buarque de Holanda - DEC-SEC e IHGAL, na qual recebeu Menção Honrosa em 1980, Reitoria da UFAL - Galeria Mário Palmeira, Caixa Econômica Federal - Agência São Miguel dos Campos, etc.
Seu nome está imortalizado na históriografia de Alagoas como uns dos melhores pintores contemporâneos do estado.
Sua biografia está presente em diversos meios de comunicações e nos livros: Dicionário ABC das Alagoas e no Almanaque dos Pintores Contemporâneos de Alagoas.
Suas obras estão expostas na Casa de Cultura de São Miguel dos Campos e faz parte do acervo do museu Fernando Lopes.

Copyright © 2022. Todos os direitos reservados ao autor. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
0
±1000 visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários