Tema Acessibilidade

BIOGRAFIA DO VIOLEIRO E REPENTISTA ROUXINOL DO NORTE

• Atualizado

ROUXINOL DO NORTE

José Luiz da Silva, conhecido popularmente como Rouxinol do Norte (Poeta de Cordel, Repentista, Violeiro e Folclórista)
Nasceu no município de São Miguel dos Campos, estado de Alagoas, no dia 21 de junho de 1936. Rouxinol era filho de dona Júlia Silvério da Silva. Casado com Sebastiana Ferreira da Silva e com ela teve uma quantidade de filhos, doze: Ezequias, Claudevan, Luís Carlos, Ronaldo, Elias, Jéfferson, Marcos, Benício, Rosivaldo, Humberto, Claudecir, Cladinete e Cícera.
Nas suas andanças pelas estradas da vida, ele conhece outras mulheres, que brotaram para o mundo outros filhos. Atualmente o poeta morava com sua nova companheira, por nome de Maria.
Rouxinol não teve oportunidade de estudar, pois desde aos doze anos de idade, que ele ajudava os pais no roçado. Mas o pouco que aprendeu na sala de aula, fez com que ele se tornasse num grande intelectual, chegando ao ponto de ser reconhecido por toda região de Alagoas. Inclusive no Nordeste.
Durante a sua trajetória, Rouxinol assumiu o cargo de diretor adjunto do Matadouro Municipal de São Miguel dos Campos, na gestão do prefeito Francisco Hélio Jatobá e posteriormente do Mercado Público Municipal. Também ele foi presidente da Associação dos Violeiros e Travadores do Estado de Alagoas – AVTA e funcionário público da prefeitura de São Miguel dos Campos, onde trabalhou na Casa da Cultura.
Representou São Miguel dos Campos e o estado de Alagoas, nos seguintes estados do nordeste: Sergipe, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará, fazendo dupla, com dois mostros sagrados da viola alagoana, João de Lima e João Procópio.
Rouxinol participou de diversos eventos direcionados à cultura popular. Como por exemplo: Gerreiro, Baiana, Repente de Poesias, Encontro de Violeiros e entre outros.
Uma das suas maiores apresentações como violeiro, foi no Encontro dos Escritores do Estado de Alagoas, em 2001, no salão nobre do Shopping Farol, em Maceió. Evento promovido pelo Sindicato dos Escritores do Estado de Alagoas – SINDEAL.
Rouxinol do Norte pode ser considerado um patrimônio cultural de São Miguel dos Campos, por tudo que já fez e que tem feito pela cultura do município. Não e atoa, que seu nome está imortalizado dentro do contexto sócio cultural de Alagoas e quiçá do nordeste.
Rouxinol do Norte trabalhava no Rádio São Miguel FM como radialista, apresentando um programa de violeiro.
O destacado violeiro faleceu no dia 05 de maio de 2022, na cidade de Maceió.

(Biografia Escrita Por Ernande Bezerra de Moura)

Copyright © 2022. Todos os direitos reservados ao autor. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
0
1 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários