Tema Acessibilidade

BIOGRAFIA DO PADRE E MONSENHOR ALFREDO PINTO DÂMASO

• Atualizado

Alfredo Pinto Dâmaso, nasceu no dia 25 de janeiro de 1881, na zona rural do distrito de Boca da Mata. Num lugar denominado de Engenho Cariri (São Francisco). Na época, o distrito de Boca da Mata pertencia ao município de São Miguel dos Campos.
Filho do Coronel Joventino Pinto Dâmaso e de dona Josefina Amélia Albuquerque Dâmaso. O pai era dono do Engenho Cariri. Ele também foi vereador no tempo da intendência. A mãe era filha de uma tradicional família Alagoana.
Na adolescência foi estudar no Seminário de Olinda, estado de Pernambuco, onde foi ordenado como padre, no dia 19 de novembro de 1905.
Em 1918, ele é designado para a cidade de Bom Conselho, onde foi recebido com festa pelos fiéis daquela comunidade.
Anos depois, o padre foi transferido para à cidade de Águas Belas, com a finalidade de resolver os problemas existentes entre os índios e os políticos daquela cidade. Por sinal, o padre Alfredo Pinto Dâmaso foi a peça principal no processo de mobilizações índiginas, contribuindo para o reconhecimento étnico e assistência aos índios Carijó/Fulni-ô dessa região.
Após resolver o problema em Águas Belas, ele volta para a cidade de Bom Conselho, para cumprir a sua missão religiosa e durante este período, ele se candidata a prefeito da cidade, contra o seu maior inimigo, o Coronel José Abílio. Onde foram impugnadas duas secções e foram contratos dois juízes pelo Tribunal Regional Eleitoral – TRE, que deram a vitória ao Coronel.
Durante a sua trajetória como sacerdote, o padre Alfredo Pinto Dâmaso realizou diversas obras em prol da comunidade de Bom Conselho. Como por exemplo: A construção da Ermida de Santa Terezinha; a Casa de Repouso ou de Retiro, no alto da serra; a Casa Paroquial, um sobrado, chamado por ele de Quixó; a Pré – Maternidade Mãe Santaneja e o Abrigo São Vicente de Paula.
O sonho de Alfredo Pinto Dâmaso era de construir um hospital para suprir as necessidades das pessoas mais carentes. E com ajuda dos fiéis e de pessoas abastadas da cidade, ele consegue um terreno e começa a construção do hospital. Mas divido a sua idade avançado, o padre ficou infermo e veio a falecer, no dia 29 de julho de 1964, na cidade do Recife.
Em sua homenagem foi edificada uma escola na cidade de Bom Conselho, batizada com o seu nome, intitulada de Escola Monsenhor Alfredo Pinto Dâmaso. Além da escola, tambem existe um memorial alusivo com seu nome.
Segundo seus familiares, o padre Alfredo Pinto Dâmaso, nunca negou a sua entidade, ele sempre dizia que era alagoano, da cidade de São Miguel dos Campos.

(Biografia Escrita Por Ernande Bezerra de Moura)

Copyright © 2022. Todos os direitos reservados ao autor. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
0
1 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários