Tema Acessibilidade

A HISTÓRIA DO GRUPO ESCOLAR VISCONDE DE SINIMBU DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS - AL.

• Atualizado

A HISTÓRIA DO GRUPO ESCOLAR VISCONDE DE SINIMBU DA CIDADE DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS - AL.


O Grupo Escolar Visconde de Sinimbu, foi a primeira escola estadual a se instalar no município.
O grupo foi inaugurado no dia 16 de setembro de 1937 pelo Governador do Estado de Alagoas Osmar Loureiro Faria Lima na gestão do Prefeito Intendente, José Cavalcante Neto (1935/1938 ). No local também funcionava o Ginásio São Miguel. Isto na década de cinquenta. O ginásio tinha como extensão a Escola Mista. Onde é hoje a Câmara Municipal como também o Montepio dos Artistas. Onde até pouco tempo era residência do Sr. Modesto Gonçalves. Atualmente funciona no prédio. O Boticário.
O antigo grupo tem como patrono. O filho mais ilustre da cidade de São Miguel dos Campos. João Lins Vieira Cansanção de Sinimbu. O Visconde de Sinimbu.
João Lins Vieira Cansanção de Sinimbu. É o único estadista do Brasil que tem dois títulos: Visconde e Barão do Sinimbu
O ilustre miguelense também foi Presidente das Províncias: De Alagoas, Sergipe, Bahia e Rio Grande do Sul. Ministro do Império. Embaixador do Brasil no Exterior. Juiz e Jornalista.
Participou da Confederação do Equador em 1824. Ao lado da sua mãe, Ana Lins. Nesta época, ele contava com quatorze anos de idade.Ele também liderou a Revolução dos Lisos e Cabeludos aqui em Alagoas. Visconde foi uns dos responsáveis para acabar com a escravidão no Brasil. Juntamente com Joaquim Nabuco e José do Patrocínio.
Na sua Administração como Presidente da Província de Alagoas. Transferiu a capital da cidade de Alagoas (atual Marechal Deodoro) para a cidade de Maceió.
O Grupo Escolar Visconde de Sinimbu. Já foi reformado diversas vezes. Durante a sua trajetória de vida.
No decorrer dos anos. Ele passou a se chamar "Escola Municipal Visconde de Sinimbu". É bom salientar! Que o prédio é de propriedade do Estado. E que foi cedido para o município. Através de um acordo entre o prefeito e o governador. Ou melhor! Foi feito um contrato. Denominado de comodato. Conforme a lei estadual. O prefeito do município tem que renovar o contrato de dez em dez anos.
A escola não emprega mais o ensino fundamental. Ela que já foi a maior referência do município e quiçá de Alagoas. Muitos miguelenses formosos passaram por esta instituição escolar. Infelizmente, o prédio foi transformado numa creche. Perdendo assim, a sua história e a sua tradição.
A escola ainda continua com o nome de batismo. Mas, a população não o chama mais de Visconde de Sinimbu e sim de Creche. Fulana de tal.
Com certeza, João Lins Vieira Cansanção de Sinimbu perdeu um pouco da sua indentidade. Ele que foi o maior representante de São Miguel dos Campos e de Alagoas no cenário político do Segundo Império do Brasil.

* Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura.

escola estadual a

Copyright © 2022. Todos os direitos reservados ao autor. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
0
±1000 visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários