Tema Acessibilidade

A HISTÓRIA E A ECONOMIA DO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS -AL

• Atualizado

A HISTÓRIA E A ECONOMIA DO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS - AL.

Durante muito tempo o município de São Miguel dos Campos foi destaque no cenário orçamentar do estado. Infelizmente, a cada ano que passa, o município vem perdendo a sua condição de destaque para outras cidades do interior de Alagoas. São Miguel dos Campos em épocas passadas, alcançou o segundo lugar ente as cidades de Alagoas, perdendo a pena para a capital.
Nos idos de cinquenta, teve início a exploração do petróleo e do gás natural, nas regiões detectadas do município.
E foi no povoado de Jequiá da Praia, que foi encontrado o primeiro impacto de petróleo, na proximidade da Lagoa Azeda, no subsolo da fazenda Pecó. Nesta época, Jequiá da Praia era distrito de São Miguel dos Campos.
Segundo a escritora miguelense Guiomar Alcides de Castro em seu livro, afirma que São Miguel dos Campos foi o primeiro município a jorrar o "Ouro Negro" em Alagoas. Fato que aconteceu em 17 de setembro de 1957. São Miguel dos Campos hoje é o maior produtor dessas matérias em Alagoas. A estação do furado é exemplo disso!
O estado de Alagoas, na década de sessenta, era composto de sessenta e nove cidades. Como falei no início, São Miguel dos Campos se destacava entre as demais, principalmente, no campo industrial e econômico.
Havia no município duas fábricas têxteis: "A Companhia de Fiação e Tecidos São Miguel", mas conhecida como Fábrica de Sebastião Ferreira, fundada em 1913 e a "Fábrica de Fiação e Tecelagem Vera Cruz", de 1925. Ambas, foram fechadas.
Também havia, a "Usina Cansanção de Sinimbu", que antes, era um Engenho Central ou Novo Sinimbu. A usina Cansanção de Sinimbu foi a segunda usina a ser instalada no estado de Alagoas, em 1893. Infelizmente também está desativada.
A "Companhia de Melhoramento do Vale do Rio São Miguel", antes Engenho Sinimbu, foi fundada em 1942, depois passou a ser chamada de Usina Caeté S/A, em 1965. A usina Caeté, foi a primeira usina a ser edificada por meio de cooperativismo na América do Sul.
A usina Roçadinho foi alavancada nas terras da antiga fábrica de tecidos, Sebastião Ferreira, em 1973. Infelicidade, fechou às suas portas.
Com o fechamento dessas indústrias citadas. A cidade de São Miguel dos Campos perdeu um pouco a sua estabilidade, o município hoje, é o quinto colocado no ranque do PIB. Além dessas industrias, também foram fechadas outras industrias de pequenos pontes. Como por exemplo: Olarias, Fábrica de Macarrão, Alambiques de Cachaça, etc.
No decorrer dos anos, o município ganhou duas novas indústrias. A "Fábrica de Cimento Atol", depois Cimpor e posteriormente Intercement, fundada em 1977 e a Granbio, criada em 2011.
O orçamento do município hoje gira em torno do comércio, das feiras livres, do petróleo, do gás natural e das indústrias existentes na cidade como: A usina Caeté, a Intercement e a Granbio.
Em 2022, a cidade foi enquadrada no mapa de turismo do estado. Pela a importância que têm, dentro do contexto histórico e cultural de Alagoas.

( Texto de Ernande Bezerra de Moura ).

Copyright © 2022. Todos os direitos reservados ao autor. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
0
±1000 visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários