Tema Acessibilidade

UM LÍDER, QUE FOI ESQUECIDO PELA HISTÓRIA

"UM LÍDER, QUE FOI ESQUECIDO PELA HISTÓRIA"

João Lins Vieira Cansanção de Sinimbu, o "Visconde de Sinimbu" foi uma das figuras mais importante do Brasil - Império, homem culto, dono de uma intelectualidade invejável e, que muito contribuiu para o crescimento e o desenvolvimento da pátria.
Miguelense da gema, nascido no engenho Sinimbu, atual usina Caeté, no dia 20 de novembro de 1810, filho de Ana Lins e de Manuel Vieira Dantas. Considerado o filho mais ilustre da cidade de São Miguel dos Campos.
Ocupou diversos cargos, como por exemplo: presidente da província de Alagoas, de Sergipe, da Bahia e do Rio Grande do Sul. E exerceu a função de embaixador no Uruguai.
Conforme relatos dos novos historiadores, Visconde de Sinimbu foi injustiçado na história do Brasil como também na historiografia de Alagoas. Pouco se fala sobre ele, dentro da sala de aula.
Mas, pelo menos seu nome continua presente na memória do povo alagoano e nas diversas homenagens que foram feitas a sua pessoa. Não só, em Alagoas como também em outros estados brasileiros.
Esse grande estadista brasileiro faleceu no dia 21 de dezembro de 1906, no estado do Rio de Janeiro.
Seria de fundamentação importância para a história, se os gestores do município de São Miguel dos Campos, criasse uma lei, para comemorar o aniversário de nascimento ou da morte do Visconde de Sinimbu. Assim como fez, a cidade do Pilar com Artur Ramos, Palmeira dos Índios com Graciliano Ramos, União dos Palmares com Zumbi e Jorge de Lima, etc.

(Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura)

Copyright © 2022. Todos os direitos reservados ao autor. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
0
±1000 visualizações •
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários