Tema Acessibilidade

A HISTÓRIA DO ESPAÇO CULTURAL PROFESSOR DOUGLAS APRATTO TENÓRIO

• Atualizado

O Espaço Cultural Professor Douglas Apratto Tenório foi inaugurado no dia 05 de novembro de 2021. na gestão do Prefeito George Clemente e do Vice - Prefeito Benildo Chagas.
O espaço foi criado com o objetivo de desafogar à extensão do prédio da Casa da Cultura. Antes, esse compartimento cultural funcionava numa das salas do prédio citado. Que abrigava também, a sede provisória da AMILA - Academia Miguelense de Letras e Artes.
De acordo com a história do município, o casarão onde hoje funciona o Espaço Cultural Professor Douglas Apratto Tenório, é da mesma época do Sobrado da Baronesa, atual Casa da Cultura, ou seja, de 1827.
Antigamente esse casarão era residência do empresário e ex. Prefeito Intendente do município, Miguel César Teixeira.
Com a morte de Miguel César Teixeira, Antônio Moura Castro adquiriu a patente da casa, pois o mesmo era casado com a filha do empresário.
Quando Antônio Moura Castro foi designado para trabalhar na capital como Juiz e posteriormente como Desembargador. O magistrado alugou o casarão para o estado. Onde por muito tempo, funcionou no local, o Fórum José César Sobrinho.
Depois da morte do Dr. Moura Castro em 1992, o governador do estado construiu um novo fórum. Por sinal, o fórum foi batizado com o nome do magistrado.
No meado dos anos 2000, o filho do magistrado Dr. Rogério Moura, vendeu o casarão para o seu cunhado Dr. Luiz Jatobá.
Anos depois, o casarão foi alugado para o estado e, no seu espaço, funcionava a sede de administração do Instituto Federal de Alagoas - IFAL. Campus São Miguel dos Campos.
Em 18 de março de 2022, o IFAL passou a funcionar no seu próprio prédio, localizado na parte alta da cidade.
Logo após, a saída do IFAL, o Prefeito George Clemente locou o casarão com a finalidade de criar no seu espaço, a Secretária da Infância e da Juventude.
Foi quando um grupo de intelectuais da cidade, comandado pelo Artista Plástico Luciano Barbosa de Moura, correram atrás das autoridades da cidade, entre elas, a Professora Marly Ribeiro e o Historiador Douglas Apratto Tenório. que mandaram fazer o requerimento para ser entregue na Câmara Municipal, em nome da Academia Miguelense de Letras e Artes - AMILA. afirmando a importância do prédio para a cultura e a história do município.
O requerimento foi protocolado e assinado pelo presidente da AMILA, Escritor Ernande Bezerra e, foi apresentado em plenário pelo Vereador Assis do Mercado, o mesmo foi aprovado por unanimidade pelos vereadores como também pelo prefeito do município, para a criação do Espaço Cultural Professor Douglas Apratto Tenório.
Douglas Apratto Tenório é considerado uns dos filhos mais ilustres de São Miguel dos Campos. Doutor em História, Professor, Historiador, Escritor, Vice-Reitor do CESMAC e Presidente de Honra da AMILA - Academia Miguelense de Letras e Artes. Fundou o Jornal Lutar Para Construir, a Associação dos Estudante de São Miguel dos Campos e a Casa da Cultura. Douglas Apratto é um grande patriota, que ama Alagoas e a sua terra natal.
O Secretário de Cultura André Carlos Vieira e o Diretor da Casa da Cultura Glayton de Oliveira e sua equipe, não mediram esforços, sempre estavam juntos, acompanhado a restauração e a instalação dos equipamentos do espaço cultural. E na data citado no início do texto, a casa foi inaugurada.
O Espaço Cultural Professor Douglas Apratto Tenório comporta as seguintes ferramentas: A Academia Miguelense de Letras e Artes - AMILA, a Escola de Música Francisco e Abelardo Lopes, a Biblioteca Escritora Guiomar Alcídes de Castro e a Loja do Artesanato. Além de outros materiais da cultura.

(Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura)

Copyright © 2022. Todos os direitos reservados ao autor. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
0
±1000 visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários