Tema Acessibilidade

NA VERDADE, QUEM PAGOU O PATO, FORAM OS ÍNDIOS CAETÉS.

• Atualizado

NA VERDADE, QUEM PAGOU O PATO, FORAM OS ÍNDIOS CAETÉS.

Quando os portugueses descobriram o Rio São Miguel, no dia 29 de setembro de 1501, encontraram na região uma tribo de índios denominados de Senambys, pertencente à nação dos Caetės.
Conforme está escrito na história, os Caetés era considerado antropófago. Eles comiam carne humana. O maior exemplo disso foi a morte do Bispo Dom Pero Fernandes Sardinha em 1556, quando foi tragicamente devorado pelos Caetés.
Porém, há outra versão contrária a essa. Segundo os historiadores, os índios Caetés não eram canibais, eles apenas comiam o miolo da cabeça do inimigo quando o matava. Até dos próprios irmãos derrotados em combate na escolha do mais forte da tribo. De acordo com os índios, este ritual lhe tornava mais forte e mais inteligente.
Os índios falavam a língua tupi e se alimentava da caça e da pesca.
Os Caetés tinham ligações com os franceses no contra bando do pau-brasil. Este episódio gerou um grande desentendimento com os portugueses. Foi daí, que começaram a sua perseguição. Diante desse fato, a coroa portuguesa mandou exterminar todos os Índios que pertencesse a nação dos Caetés.
Além dessa versões citadas no texto, há mais uma. Que foi ocultada da história. Segundo os pesquisadores o motivo para acontecer todo esse episódio. Foi por causa da viagem que o Bispo Dom Pero Fernandes Sardinha ia fazer para Europa. Conforme o governador da província de Pernambuco, o bispo ia viajar para contar os males da sua administração, pois seu filho estava praticando sexo com as índias. Tão logo, o governador da província, mandou o cunhado assassinar o bispo, quando este viajava da Bahia para Portugal. Com certeza, o governador mandou matar o bispo para não perder o seu poder.
Em 1554, Duarte Coelho viaja para Europa, afim de tratar de uma doença e deixa a província no comando da sua esposa, Dona Brites. Como esta, não tinha experiência em administração, ela entrega o cargo para seu irmão, Gerônimo de Albuquerque.
Depois do falecimento de Duarte Coelho, Gerônimo de Albuquerque começou a perseguir os Índios por causa do contra bando do pau - brasil. Ele aproveitou a ocasião do naufrágio do Bispo e colocou a culpa nos índios.
Logo após, o assassinato do bispo, Gerônimo de Albuquerque mandou um emissário levar uma carta para a rainha de Portugal, relatando os fatos da morte do bispo. Acusando os Índios Caetés.
Em 1560, a coroa portuguesa juntamente com a bula papal, mandou que Gerônimo de Albuquerque eliminasse todos os índios da nação dos Caetés. Este fato ficou imortalizado na história do Brasil como a "Guerra dos Caetés".
Os índios que escaparam, foram presos e escravizados pelos brancos e aqueles que fugiram procuraram lugares mais seguros para sobreviverem.
Com certeza, novos fatos e novas contradições iram aparecer. Mas na verdade, ninguém poderá jamais mudar a história de Alagoas e nem do Brasil.

* Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura

Copyright © 2022. Todos os direitos reservados ao autor. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
0
±1000 visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários