Tema Acessibilidade

AS ENCHENTES DO RIO SÃO MIGUEL DA CIDADE DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS - ALAGOAS

• Atualizado

AS ENCHENTES DO RIO SÃO MIGUEL DA CIDADE DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS - ALAGOAS.

De acordo com a escritora Guiomar Alcídes de Castro, a maior enchente do Rio São Miguel aconteceu em 1702. Quando o Curato passou à condição de Freguesia, sobre a invocação de Nossa Senhora do Ó. Neste ano, duas igrejas foram destruídas: A Igreja de Nossa Senhora do Livramento, que ficava localizada na Rua da Ponte e a Ermida da Santa Cruz, situada na rua do mesmo nome. Além dessas igrejas citadas, teve mais uma, que foi deteriorada e demolida em 1938. Batizada de Igreja de Nossa Senhora dos Homens Pretos.
No decorrer dos anos, aconteceram diversas enchentes. A de 1989, no governo de Francisco Hélio Jatobá, muitas gente ficaram desabrigadas, às águas do rio transbordaram e destruiu boa parte das casas dos moradores que residiam na proximidade do rio.
Anos depois, o prefeito contratou uma empresa para reativação do curso do rio. Onde foi feito um trabalho gigantesco de limpeza das baronesas como também na sua profundidade. Ainda hoje, existe uma draga enterrada na profundeza do rio, próximo a usina Roçadinho.
Na segunda gestão do Prefeito Humberto Mais Alves, foi construído um cais para minimizar às enchentes do rio, principalmente para os moradores da Rua da Praia, conhecida também como Rua do Cais, atual Rua Antônio Jeremias de Menezes. Mas, a maior obra sem sombra de dúvida, foi a construção do murro de contenção do Rio São Miguel, começando da cabeceira da Ponte da BR até a Ponte Principal da cidade. Também foi feito um trabalho de preservação do rio, principalmente a retirada das baronesas. Além disso, foi construído uma enorme galeria para beneficiar o Barrio do Paraíso. Todo essa trabalho foi realizado na administração do Prefeito Nivaldo Jatobá.
Em 2021, o rio ganhou uma nova visibilidade, onde foi feito um grande trabalho de preservação, com a participação do Prefeito George Clemente, juntamente com seu vice Benildo Chagas, a Câmara de Vereadores e a comunidade de um modo geral. E o mais bonito, é que o rio voltou a ser navegado, mesmo em situação precária. infelizmente este ano, o inesperado aconteceu, choveu bastante em São Miguel e na cabeceira do rio em Tanque D'arc e nos lugares por onde ele passa, Marimbondo, Anadia e Boca da Mata. Pra nossa tristeza, o rio transbordou e causou um grande prejuízo para a população ribeirinha, destruído casas móveis e outras coisas mais... Existe muitas famílias desabrigadas, aparadas em escolas do município precisando de ajuda. Além da população ribeirinha, alguns estabelecimentos do comércio também foram atingidos e ainda mais, duas pessoas morreram em consequência das enchentes.
As pessoas que foram atingidas ou não, tem que parabenizar o Prefeito George Clemente e toda sua equipe de trabalho, pela assistência que foram dadas as vítimas da chuvas. Além dele, também o Corpo de Bombeiro, Defesa Cívil e os voluntários que trabalharam direto ou indiretamente em prol das pessoas desabrigadas.
Outra ação do prefeito, foi a suspensão das festas juninas. Segundo ele, o dinheiro que ia ser gasto no São João será destinado para a ajudar as famílias desabrigadas e para reconstrução de São Miguel.

* Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura.

Copyright © 2022. Todos os direitos reservados ao autor. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
0
±1000 visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários