Tema Acessibilidade

A NASCENTE DO RIO SÃO MIGUEL

• Atualizado

O rio São Miguel fica situado na Bacia Hidrográfica do Mar Vermelho e faz parte também da Bacia Sedimentar de Alagoas. Ele nasce por detrás de uma pequenina serra, denominada de "Frades de Mar Vermelho". Essa serra é o ponto de divisa dos dois municípios: Mar Vermelho e Tanque D'arc.
O rio São Miguel flui no festonamento do patamar de uma fazenda, por nome de "Santa Fé, localizada no município de Tanque D'arc. Em seguida passa por dentro de uma fazenda, titulada de "Mata Verde", que fica na proximidade do município de Marimbondo e vai caminhando ao encontro da cidade de Anadia, onde atravessa o povoado de Tapera e segue viagem pela extremidade da fazenda Manibu e chega à cidade de Boca da Mata, depois ele passa pela cachoeira do Góis e segue em direção a fazenda do Furado e depara com a cidade que presta o seu nome.
O rio São Miguel foi descoberto no dia 29 de setembro de 1501, por Américo Vespúcio e Gonçalves Coelho. É bom ressaltar que o rio São Miguel foi o primeiro rio descoberto pelos portugueses no Brasil. Conforme o calendário escrito na época.
Daqui de São Miguel ele passa pela Barra de São Miguel e deságua na Lagoa do Roteiro. Lugar conhecido como baca da barra, onde o rio encontrar-se com a lagoa e o Oceano Atlântico passa de frente da Lagoa.
Segundo o guia da fazenda, o rio também deu nome a cidade de Tanque D'arc. Antigamente os moradores transportavam as águas da fonte, através de arcas, atreladas em um arco sobre os ombros, de cada lado ia uma arca. E o complemento do nome da cidade veio pelo aspecto da nascente do rio, pois a mesma tem um parecer de um tanque, foi daí, que originou o nome de Tanque D'arc.

(Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura)

Copyright © 2022. Todos os direitos reservados ao autor. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
0
±1000 visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários