Tema Acessibilidade

A HISTÓRIA DO ANTIGO HOTEL COMERCIAL DA CIDADE DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS - ALAGOAS

Este lindo casarão arquitetônico foi construído no início do século passado, pelo empreendedor Armando Moreira Soares, mais o menos 1930. Armando Moreira Soares foi Prefeito do município, no período de 1955 a 1958. Mas o mesmo não concluiu o seu mandato, ele teve que se afastar do cargo de prefeito para assumir a cadeira na Assembleia Legislativa, como Deputado Estadual, em1959. Armando Moreira Soares era primo do deputado Disney Soares Torres.
Quando o prédio estava pronto, Armando Moreira Soares alugou o prédio para a empresária Leonita Vieira que instalou no compartimento do prédio um hotel, denominado de "Hotel Comercial". Leonita Vieira foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal da cidade de São Miguel dos Campos, na gestão do então prefeito Moacir Cavalcante de Albuquerque Pessoa, que governou o município de 1961 a 1964.
Como o casarão era muito grande, a dona do hotel, alugou alguns compartimentos para outros comerciantes da cidade. Além do hotel, funcionava no prédio os seguintes equipamentos: Um escritório de advogacia, um ponto de comércio de gelos e bebidas e um depósito de venda de combustível e querosene, pertencente ao Posto Esso. É bom ressaltar que nesta época não havia bomba de gasolina, o combustível era colocado no tanque dos automóveis, através de uma manqueira encaixada no tanque em direção a lata de gasolina.
Um parte do hotel comercial, era destinada para os funcionários da petrobrás, nesta época a Petrobrás estava fazendo um estudo no subsolo da região de São Miguel. O primeiro jato de petróleo foi encontrado no distrito de Jequiá da Praia, nas terras da fazenda Pecó, de propriedade do deputado Disney Soares Torres, em 17 de setembro de 1957. A outra parte, servia como aconchego para os visitantes que vinham de outras localidades, a procura de emprego ou de resolver algum problema na cidade. Alguns cômodos também eram alagados para alguns pessoas que tinham comércios no município.
Depois que Leonita Vieira foi morar na Barra de São Miguel, ela desfez do hotel e entregou o prédio ao proprietário.
Com a morte de Armando Moreira Soares, a família negociou o lindo casarão com o órgão do governo federal. Onde foi instalado na sua dependência a Caixa Econômica Federal. Muitas coisas da sua arquitetura neoclássica foram modificadas. Mas ainda existe, alguns detalhes originais do seu passado, principalmente na sua frente.

(Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura)

Copyright © 2022. Todos os direitos reservados ao autor. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
0
±500 visualizações •
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários