Tema Acessibilidade

Olhares...

Essa é a versão em prosa do texto "O que diz um olhar?"

Olhares...

28/08/10

Nossos olhos não mentem. Embora guardem segredos. A boca se cala, mas eles entregam. As palavras se perdem, mas eles decifram e expressam. O sorriso camufla a dor que eles conseguem traduzir em gotas de água salgada, as chamadas lágrimas. E quando falam e nos mandam sinais o que podemos fazer, senão tentar compreendê-los?

Eles revelam emoções, sonhos, realizações e segredos... Refletem os nossos maiores desejos, os piores medos, os pensamentos secretos e os sentimentos que não admitimos nem para nós mesmos.

É estranho, mas assim são os olhos: capazes de omitir os sinais para aqueles que não conseguem traduzi-los claramente. Pois, às vezes, olhamos e não dizemos diretamente o que estamos pensando, mas se o outro for perceptível irá perceber a verdade escondida no fundo do nosso olhar.

É assustadora essa capacidade que o olhar tem de transmitir justamente o que não queremos que o outro saiba ou o que não sabemos dizer. O que a boca se nega a fazer, o olhar faz silenciosamente.

Os olhos são portas que nos empurram, nos atraem e nos levam a conhecer o interior de alguém, visto que um olhar diz mais que qualquer gesto ou palavra e a primeira coisa que observamos no outro, é a maneira como ele nos olha.

A forma como percebemos o mundo depende, também, da maneira como olhamos ao nosso redor. Há olhares puros, temerosos, misteriosos, provocantes, fascinantes, independentes, alegres, irônicos, frios, cheios de dúvidas, solitários, escandalosos, interessantes... Há infinitos olhares. E não é difícil notar a sinceridade deles, pois eles conseguem ser expressivos sem perder aquilo que os diferencia.

Afinal, se os olhos são a janela da alma, então a minha é clara, incomum e tempestuosa.

 

Dedicado ao meu amigo Djair

Copyright © 2010. Todos os direitos reservados ao autor. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
1
2 mil visualizações •
Denuncie conteúdo abusivo
IORGAMA PORCELY ESCRITO POR IORGAMA PORCELY Escritora
São Leopoldo - RS

Membro desde Abril de 2010

Comentários

IORGAMA PORCELY
IORGAMA PORCELY

Obrigada Rosa. Espero melhorar cada vez mais.. rsrs

Ataniel
Ataniel

Eles traduzem mil palavras que não foram ditas, apenas vistas num só olhar... Lindoooo...

IORGAMA PORCELY
IORGAMA PORCELY

Pois é, Ataniel. Os olhos são os nossos espelhos, refletem tudo aquilo que trazemos na alma: das lágrimas aos sorrisos. No entanto, poucos são aqueles que possuem o poder de desvendar um olhar. Abraços;

Fabio da Silva
Fabio da Silva

Bem escrito, moça. Um texto intenso e denso mesmo.