Tema Acessibilidade

A ORDEM MÉDICA SOBRE O ALAGADIÇO: Higienismo e epidemias na Alagoas Oitocentista (1850-1882)

22 de Fevereiro de 2023

Sinopse

Estudos sobre história da saúde voltados para a capital do Império brasileiro mostram que a segunda metade do Oitocentos constituiu um período de inflexão na forma como o Estado passou a lidar com as grandes epidemias que grassavam pelo país. Ao buscar compreender o impacto causado pelas epidemias na província de Alagoas, as ações do governo provincial e as estratégias dos indivíduos para sobreviver nesse contexto, o livro de Oseas Batista Figueira Junior constitui uma importante contribuição para a historiografia sobre o tema.
Figueira Junior aponta que, apesar dos discursos de políticos e médicos que defendiam a imposição de preceitos da saúde pública, os alagoanos chegaram ao final do século XIX enfrentando problemas antigos de insalubridade. Ao longo da obra, percebe-se o desenvolvimento de uma consistente pesquisa empírica que mobiliza variados tipos de fontes, como documentos de autoridades governamentais e médicas, legislação e os jornais de maior circulação na província.
Destaca-se que, através de uma escrita agradável, o livro oferece ao leitor a ampliação e aprofundamento do conhecimento sobre a história da saúde de Alagoas e, portanto, do Brasil.
Tânia Salgado Pimenta - Pesquisadora e Professora - Casa de Oswaldo Cruz, Fiocruz
Denuncie conteúdo abusivo
Oseas Batista ESCRITO POR Oseas Batista Autor
Murici - AL

Membro desde Julho de 2014