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INTERTEXTUALIDADE COM O MANIFESTO SURURU - Tchello d'Barros

Intertextualidade com o Manifesto Sururu de Edson Bezerra

Tchello d’Barros

 

Edson Bezerra, aqui uma lúdica intertextuallidade com o Manifesto Sururu, esse breviário de saberes, falares e viveres, que você trouxe à tona numa linguagem poética impregnada de essências alagoanas, de ancestralidades, de elementos arquetípicos dessa terra, dessa gente. Seu manifesto é também uma desiderata, uma narrativa que resgata o lado até mesmo atávico da civilização que se desenhou nesta região de antigas sesmarias, o lado oposto das transculturizações - principalmente ianques - que descaracterizam o que cada povo tem de mais original, autóctone e autêntico.

 

É também uma galeria de paisagens, personagens, imagens, fotografias, nomes e rostos, enfim, de elementos que urdem a tessitura de um lugar, deste lugar, que é tão único, tão raro, tão rico. O Manifesto Sururu não é um texto do Edson Bezerra, esse moço que vimos cantar no MISA, é uma escritura como que coletiva, entretecida por muitas almas, por muitas vozes, com ritmos de tambores e o chapinhar das águas da Mundaú. Um escrito que é também o canto de possíveis Yaras, Sacis e Curupiras, o grito de vários poetas, a dança dos brincantes das periferias e ainda um lamento antigo que ecoa pelo vento que acaricia os canaviais alagoanos.

 

Esse 'vento imemorial' de Ledo Ivo, que desliza sobre as lagoas e vem brincar com as pandorgas dos meninos nas grotas de Maceió. Como o sopro que anima os pífanos, esse vento assobia por entre as palavras escritas no Manifesto Sururu. É como a brisa que acalenta as gentes ricas da Ponta Verde, Pajuçara e Jatiúca, mas ele leva mais longe os olores da cana doce, espalha as fragrâncias da cachaça artesasanal e os aromas do sururu-de-capote bem temperado, despinicado na mesa das famílias e nas rodas de amigos.

 

Quando o Manifesto Sururu ecoa entre os artistas da terra, entre músicos, atores, escritores e tantos outros, é porquê atinge uma área densa de um grande coração plural, que há muito se angustia com os descasos, desmandos e desditas do meio cultural, essa substância intangível, que como o vento das lagoas, perpassa todas as outras instâncias de nossa sociedade, de nossas comunidades. O manifesto Sururu é também um aceno de possibilidades, um lance de dados, um apontar de dedos, um sinal de sirene do trem, um facho de luz do farol.

 

 Quem tem ouvidos que ouça, mas também escute a melodia desse vento. Quem tem olhos que veja, mas também possa enxergar a lua refletida nas águas das lagoas. Quem tem boca, mais que apreciar o sabor do sururu, que não se cale nessa hora de ajustar a bússula nos rumos da cultura. Quem tem olfato, mais que deliciar-se com os sabores e saberes locais, sinta o perfume de um novo tempo. E quem tem tato, faça contato com as mais genuínas manifestações da alagoanidade presentes nessa terra, nessa gente e nas entrelinhas do Manifesto Sururu.

 

 

 

 

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