Tema Acessibilidade

Todo ponto de vista é a vista de um ponto. E ponto final!

 

Os antigos bem diziam (não me pergunte quem!): habent sua fata libelli, os livros tem seu próprio destino.

Cada um lê à sua maneira. Interpreta à sua maneira. Sente e vive à sua maneira.

Ler significa reler, compreender, interpretar. Todos nós lemos e compreendemos a partir da visão que temos, interpretamos a partir da maneira como no mundo estamos inseridos.

Estou a poucos passos de lançar meu primeiro livro, selecionei a dedo as pessoas que iriam analisar a obra antes do seu lançamento e ao conversar com cada uma delas, foi notório a variedades de interpretações referentes a um mesmo assunto.

Cada leitor é um em particular. Um ponto de vista distinto.

Para entender como cada um lê, faz-se necessário entender a visão de mundo, o lugar social na qual está inserido quem olha.

Nós escritores, em evidência os de primeira viagem, somos desafiados a compreender e interpretar esses milhares de leitores, o público em que estamos nos inserido, apresentando nosso trabalho. Diante disso, vale dizer sem pestanejar: é essencial levar em consideração como este leitor vive, com quem convive, que experiências tem, em que trabalha, tipos de desejos que alimenta, como assume os dramas da vida e da morte e que esperanças o animam.

Não quero que se tornes um psicólogo, agora. Perceba comigo o fato que cada leitor é um coautor. Porque cada um lê e relê com os olhos que tem. Porque compreende e interpreta a partir do mundo que habita.

É por isso que cada livro tem seu destino, tendo em vista que sua interpretação depende do destino do leitor.

Perceba que não se pode escrever pensando em agradar a todos. É impossível! É querer escrever em particular para cada leitor.

O importante é ter coerência no que se quer dizer. Embora, não nos fuja a responsabilidade de escrever e escrever bem.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário. Fique à vontade para compartilhar conosco o que se passa em sua mente. Afinal, todo ponto de vista é a vista de um ponto.

E ponto final!

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados ao autor. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
0
4 mil visualizações •
Denuncie conteúdo abusivo
Thayron Sabino ESCRITO POR Thayron Sabino Escritor
Maceió - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários