Tema Acessibilidade

QUANDO A REAÇÃO É INEVITÁVEL

• Atualizado

Debruçando ainda sobre os paradigmas da Ação, Reação ou Resignação, entendo que há momentos na vida que, definitivamente, não nos cabe resignar, mas a busca da sabedoria para encontrar o momento certo da reação continua fundamental. Todavia não esqueça que, se o inimigo não tiver uma rota de fuga, vai partir para cima por falta de alternativa. Lembrando, contudo, que o nosso objetivo é sempre que ambos saiam ilesos de danos que comprometam a sua honra.

É nesse contexto que lembro de um professor que tive na universidade, cujo nome não revelo nem sob tortura, e não adianta tentar adivinhar, porque certamente você vai errar. A matéria era terrível, mas o mestre era mais terrível ainda. Agressivo, grosseiro e desrespeitoso, mas em compensação parecia ter a pretensão de quebrar o recorde mundial da estupidez. Ninguém o suportava e, para complicar, a coordenação parecia impotente diante dele. Os alunos não lhe faziam perguntas, ninguém ousava fazer um comentário sobre a matéria, até que, um dia, ele cansado do tédio que se tornara a sua aula, resolveu explodir e insinuar que todos nós éramos desprovidos de inteligência. Quem nunca teve um professor assim? A partir daí quase todos tentaram reagir à altura, registrando, um a um, a sua indignação. Mas, a cada indignação proferida, ele retrucava sarcasticamente como se deleitasse com aquele tipo de revolta. Ele parecia acostumado com todo tipo de rebelião e sabia exatamente o que fazer para tornar a coisa mais difícil. Até aquele momento, eu permaneci inerte, mas não resignado, pois sabia que uma palavra diferenciada poderia ter a chance de atenuar a ironia do notável educador.

Após encontrar um fragmento de valentia, pedi a palavra e falei: “Eu discordo dos que reclamam do senhor uma postura ética e respeitável. Eu discordo que o senhor deva mudar o seu perfil, tornando-se uma pessoa dócil somente para facilitar a nossa formação. Discordo de tudo isso, porque sei que estamos sendo preparados para administrar pessoas, temperamentos, atitudes e desafios individuais. Sendo assim, durante o exercício da nossa profissão, quando nos aparecer um indivíduo sarcástico, irônico e incompetente, mas sem condições de nos livrarmos dele, certamente vamos lembrar este momento e dizer: depois de ter lidado com o notável professor, esse aí é ‘café pequeno’”.

Naquele momento, soa a campainha do seu telefone móvel cujo aparelho devia pesar uns cinco quilos, um dos primeiros a chegar ao Brasil, e o professor saiu da sala para atender, não retornando naquele dia. Na aula seguinte, enquanto eu o aguardava com a tensão de quem está prestes a sofrer um contra-ataque, ele se comportou como se tivesse sido acometido por uma amnésia profunda, adotando uma postura mais parecida com a de um professor. No final, todos foram aprovados e felizes – graças à generosa distribuição de pontos graciosos – menos eu, o único condenado a repetir a matéria.

No ano seguinte, tive a honra de encontrar o “venerável mestre” em um dos corredores fora do meu horário habitual e ele, cercado por um grupo de alunos, perguntou-me o que eu estaria fazendo ali. Eu respondi: repetindo a matéria do ano passado. E aí, tá gostando? Sim, Agora estou estudando com um professor de verdade. No decorrer da minha carreira profissional, aquela matéria foi extremamente útil. Valeu a pena repetir.

Mas, se o leitor me perguntasse o que tem isso a ver com as minhas experiências institucionais, responderia: é que no exercício da minha profissão, lidei com pessoas que me fizeram concluir que “café pequeno” era aquele professor. Sobre estas, comentarei posteriormente.

 


Se você gostou do texto, o livro "SERVIÇO PÚBLICO - Carreira ou Estagnação", encontra disponível nos seguintes locais:

Em Maceió: Revistaria Porto Seguro - Praça do Centenário; e Bancas de revistas da Rua do Comério, Rua do Livramento, Orla de Pajuçara e Porta Verde; e, www.lojaviena.com.br

Attachment Image
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
0
2 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Edson de Carvalho Silva ESCRITO POR Edson de Carvalho Silva Escritor
Maceió - AL

Membro desde Maio de 2012

Comentários