Tema Acessibilidade

O CARONA

Ontem, lá ia eu para o trabalho, no percurso de sempre, no meu velho e teimoso fusquinha. Velho porque já tem 30 anos e, convenhamos, para um carro é uma idade pra lá de avançada; e teimoso porque, apesar de me deixar no prego algumas vezes, o “potente” nunca desiste.

Sim, mas vamos ao que interessa. Estava eu indo ao trabalho e vejo num ponto de ônibus o irmão de João. Grande João, figura humana da melhor qualidade e um grande amigo meu, mas estava meio desaparecido. Parei a máquina e ofereci carona ao sujeito, que me pareceu meio assustado, mas logo o tranqüilizei; disse-lhe que era amigo do João, seu irmão mais velho e expliquei que talvez não tivesse me reconhecido porque só nos vimos uma vez, num barzinho, quando ele estava com seu irmão e eu cheguei. Perguntei-lhe se agora ele se lembrara de mim, o que foi confirmado, para me tirar daquela tremenda saia justa.

Bom, o cara entrou no fusquinha e começamos a papear. Comecei perguntando pelo João, afinal, fazia uns três anos que eu não o via, mas a resposta não foi o que eu esperava. Ele disse que seu irmão não estava bem, pois passava por sérias dificuldades; confidenciou que João, além de estar desempregado, estava com seu filho caçula muito doente, sem dinheiro pra hospital, nem remédios; aliás, acrescentou o carona, “nem comida tem na casa do meu irmão”.

Após o relato do irmão de João, seguiu-se aquele minuto terrível de silêncio, que sempre segue essas situações constrangedoras e parece muito mais tempo do que o real. E, nesse minuto secular, vários pensamentos se atropelavam nas vias congestionadas de meu cérebro e a primeira coisa que me ocorria era como a situação do João nada parecia com o futuro que ele traçara para si. Lembrei que na última vez que eu o vi, o Joca – era assim que lhe chamavam os mais chegados - estava até orgulhoso de seu desempenho na empresa e havia me falado, inclusive, que ganhara promoção: era chefe de setor. Pobre João, mas a vida é assim mesmo, cheia de altos e baixos. Agora, por exemplo, João estava por baixo.

Em seguida, o irmão de João quebrou o silêncio e, meio envergonhado, me falou. Olha, eu preciso contar uma coisa. Pois conte logo, falei, no que fui prontamente atendido. Disse-me o carona que  João queria me pedir um dinheiro emprestado, mas estava com vergonha de me pedir pessoalmente, então passara a ele tal incumbência. Acrescentou que seu irmão sabia o meu trajeto e lhe orientara a ficar no ponto de ônibus onde eu o peguei, pois tinha certeza que eu lhe daria uma carona. “E era essa a estória”, concluiu o irmão caçula de João.

Minhas condições financeiras não eram das melhores, pensei; que o diga o meu fusquinha, mas comparando com a desgraça que caíra sobre João, minha vida era um paraíso e eu não podia deixá-lo na mão. Assim, parei o teimoso num 24 horas, saquei R$1.000,00, deixando minha conta quase raspada e entreguei a quantia ao irmão do meu amigo. Estava eu liso, mas orgulhoso de minha boa ação e, afinal, o João merecia o sacrifício.

Passaram-se uns dois meses desse ocorrido e, pra minha surpresa, um belo dia, encontrei João no estacionamento de um supermercado. E, pasmem, eu no velho fusquinha e João, todo prosa, num baita de um conversível importado, novinho em folha. Pensei que meu amigo houvesse ganhado na loteria, mas não foi nada disso. João era Diretor Executivo da empresa e também um dos sócios do grupo empresarial e conversa vai, conversa vem, descobri que o carona não era irmão de João coisa nenhuma. O verdadeiro irmão dele  estava na Europa há dois anos, trabalhando numa filial da empresa de João. Pois é, eu havia me confundido e dei carona a um desconhecido e o desgraçado ainda levou meu suado dinheirinho.

Attachment Image
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
0
1 mil visualizações •
Denuncie conteúdo abusivo
Sander ESCRITO POR Sander Escritor
Maceió - AL

Membro desde Julho de 2012

Comentários

Mariane Rodrigues
Mariane Rodrigues

Não se deve confiar nas pessoas mais como antigamente. De caloteiro o mundo tá cheio.