Tema Acessibilidade

DOIS MITOS, DUAS PERSONALIDADES DE ALAGOAS, QUE COMEMORAM ANIVERSÁRIOS NA MESMA DATA - 20 DE NOVEMBRO.

• Atualizado

"DOIS MITOS, DUAS PERSONALIDADES DE ALAGOAS. QUE COMEMORAM ANIVERSÁRIOS NA MESMA DATA - 20 DE NOVEMBRO."

Por sorte, este grande intelectual da nossa terra, nasceu no mesmo dia e no mesmo mês da morte deste que foi o maior herói de Alagoas. O inesquecível Zumbi dos Palmares.
João Lins Vieira Cansançāo de Sinimbu, que nasceu no dia 20 de novembro de 1810, na cidade de São Miguel dos Campos, estado de Alagoas no Engenho Sinimbu. Hoje Usina Caetė. Filho de Ana Maria José Lins e de Manuel Vieira Dantas. Ocupou o cargo de Presidente das Províncias: de Alagoas, Sergipe, Bahia e Rio Grande do Sul. Foi Deputado, Senador, Ministro do Império e Embaixador no exterior. Participou dao lado da mãe da Revolução Pernambucana em 1817, na época, João Lins tinha sete anos de idade. E da Confederação do Equador em 1824, com 14 anos de idade.
Visconde foi uns dos líderes da Revolução dos Lisos e Cabeludos, aqui em Alagoas. Transferiu a antiga capital de Alagoas (Atual Marechal Deodoro) para a cidade de Maceió. E fez parte do grupo de intelectuais que defenderam as escravatura no Brasil. Tais como: Joaquim Nabuco, José do Patrocínio, etc.
Visconde de Sinimbu foi o herói mais injustiçado na história do Brasil, de Alagoas e da sua própria terra. Poucos são os relatos nos livros de história, sobre a sua pessoa. Como também as homenagens sobre a sua memória. Em 1888, ele recebeu das mãos da Princesa Isabel, uma medalha de honra, pelo fato dele ter participado na abolição da escravatura e o título de Visconde de Sinimbu.
Depois que o Império foi transformado em República. Visconde de Sinimbu empobreceu pelo destino da vida e até foi esquecido pelos amigos.
Aos 96 anos de idade, por honra do seu prestígio foi designado para ele uma aposentadoria, oferecido pelo então presidente da República Marechal Deodoro. Que fora negada pelo mesmo.
Visconde preferiu vender as suas jóias e os seus bens, para sobreviver com a família. Até o fim da sua vida.
O Visconde e o Barão do Sinimbu, faleceu no dia 21 de dezembro de 1906, na cidade do Rio de Janeiro. Seu corpo está sepultado no Cemitério João Batista.

* Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura.

0
2 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários