Portal Escritores

BIOGRAFIA DO PREFEITO HUMBERTO MAIA ALVES

 

Humberto Maia Alves, nasceu na cidade alagoana do Pilar, no dia 21 de maio de 1915 e mudou-se para São Miguel dos Campos, com à família em 1927, com apenas doze anos de idade, filho de José Alves da Silva Filho e de dona Alice Maia Alves. Casou-se com Joana Figuerêdo Alves, em 1936, na cidade de Viçosa e com ela, teve os seguintes filhos: José Jairo Alves, Mirian Alves Cunha, José Humberto Figuerêdo Alves, Maria Célia Alves Reis, Analice Alves Jatobá, Maria Augusta Alves Dias e João Tadeu Figuerêdo Alves. Sua primeira residência foi na antiga Rua da Aurora, depois passou a residir definitivamente na Rua Barão de Jequiá.
O mesmo era dono do único cinema em atividade na cidade, intitulado de Cine-Fox, por sinal este cinema foi construído por ele, na década de sessenta, pois o mesmo exercia nas horas vagas a profissão de pedreiro.
Humberto Maia Alves, era o que podemos chamar de um autodidata, pois, apesar de não ter concluído o ginasial, era uma pessoa inteligente, atualizada e informada sobre as questões políticas e sociais do País. Não é atoa, que Humberto Maia Alves era considerado pelos críticos, como a maior liderança política do município. Um homem honesto e cumpridor dos seus deveres, que sempre trabalhou em prol da sociedade miguelense e para o desenvolvimento da cidade de São Miguel dos Campos.
Foi eleito três vezes prefeito do município, de 1965 à 1968, de 1973 à 1976 e de 1993 à 1996. Durante a sua trajetória política, deixou para a cidade de São Miguel dos Campos várias obras importantes, tais como: O Bairro do Paraíso, O Bairro Humberto Alves, O Bairro Nossa Senhora de Fátima, O Bairro Nossa Senhora de Lourdes e o Bairro Geraldo Sampaio. Também construiu a primeira escola municipal do município " Escola Municipal Noêmia Bastos ", a Rodoviária Abelardo Lopes, o prédio da Secretaria Municipal de Educação, o Mercado da Farinha, das Frutas e dos Cereais, onde hoje funciona a Escola Municipal Mário Soares Palmeira, etc.
No longo da sua carreira política, Humberto Maia Alves, recebeu dos populares, dois títulos carinhosos, que até hoje, se encontram gravados na mente do povo, como também foram escritos e editados nos livros, e hoje, eles fazem parte da história e da cultura do município.
Os títulos foram os seguintes: " O pseudônimo de Bebé e o título de Prefeito dos Pobres "
O nobre prefeito faleceu no dia 24 de novembro de 1997, na cidade de São Miguel dos Campos.

Escrita por: Ernande Bezerra de Moura.







Comentários

Deixe seu comentário

Para enviar um comentário você precisa estar logado: login
Bezerra
Escrito por:
Bezerra
Escritor

Visão Geral do texto

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Publicado em 30 de Janeiro de 2019

Atualizado em 30 de Janeiro de 2019

Já foi visto 154 vezes

Favorito de 0 leitor

Categoria Biografias


154
Leram
0
Vão ler

Tags

Textos Relacionados
Saudosa Memória

Por jjtavares

QUEM LÊ QUEM AQUI?

Por Erisvaldo Vieira