Tema Acessibilidade

FÁBRICA DE FIAÇÃO E TECIDOS SÃO MIGUEL, TAMBÉM CONHECIDA POR FÁBRICA SEBASTIÃO FERREIRA.

COMPANHIA DE FIAÇÃO E TECIDOS SÃO MIGUEL, TAMBÉM CHAMADA DE FÁBRICA SEBASTIÃO FERREIRA.

Foi inaugurada em 1913 pelo seu fundador industrial Bernardo Lopes, imigrante espanhol que chega à cidade de São Miguel dos Campos, Alagoas, com o intuito de desenvolver o comércio local. O complexo industrial foi edificado na proximidade do Rio São Miguel, nas terras que pertenciam a Sebastião Ferreira, lavrador de cana, que foi torturado e castigado, durante a invasão holandesa em 1630. Por este motivo, a indústria têxtil era chamada de Fábrica Sebastião Ferreira.
A fábrica era considerada uma das mais importantes de Alagoas, pela belíssima administração do seu proprietário, que realizava naquele parque industrial, um trabalho sociocultural voltado para os operários. Com o falecimento do seu fundador Bernardo Lopes, assumiu a direção da fábrica o seu filho Abelardo Lopes, que deu continuidade ao trabalho do pai.
Os funcionários da fábrica não pagavam aluguel, água e luz, todos moravam de graça, nas casas pertencentes à indústria. Os tecidos eram fornecidos para serem comercializados na Casa Lopes, de propriedade de Francisco e Abelardo Lopes, conhecidos por todos na cidade, como " irmãos redondos ".
Quando o sucessor Abelardo Lopes faleceu, o complexo passou para a administração de seus filhos. Abelardo Lopes foi deputado estadual, industrial de renome no estado de Alagoas e um grande incentivador da cultura no município sede da fábrica.
A fábrica funcionou até os meados dos anos setenta.

Ernande Bezerra de Moura
Membro da Academia de Letras, Artes e Pesquisa de Alagoas - ALAPA, cadeira de número vinte e oito, patrono: Poeta Guimarães Passos.

0
1,3 K visualizações •
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários