Tema Acessibilidade

BIOGRAFIA DO FUNDADOR DO HOSPITAL DR. JOSÉ INÁCIO DA CIDADE DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS/AL.

• Atualizado

BIOGRAFIA DO FUNDADOR DO HOSPITAL DR. JOSÉ INÁCIO DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS - AL.

José Inácio da Silva, nasceu na cidade de Juazeiro, estado da Bahia, no dia 20 de setembro de 1855, filho de Luís Inácio da Silva e de dona Rita Clara dos Anjos.
Estudou na Faculdade de Medicina da Bahia, graduando-se em 1879.
Em Salvador, mantou uma clínica para ajudar a população mais carente.
Recebeu o título de médico em Juazeiro em 1883.
Dois anos depois, fundou em Juazeiro, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia, que foi aberta ao público em 1897. Exerceu a função de provedor da instituição, de 1885 a 1906.
Elegeu-se Deputado à Assembléia Provincial da Bahia, de 1886 a 1889.
Com a Proclamação da República, foi eleito em 1891, Deputado Estadual. Reeleito em 1894 e renunciou o mandato no mesmo ano, por ter sido Deputado Federal.
Por questões de caráter político, o Dr. José Inácio teve que se afastar do estado da Bahia.
O renomado médico foi contratado pela família Coutinho, proprietários da Usina Cansanção de Sinimbu para exercer suas atividades naquela localidade industrial como também de prestar serviços médicos a população do município de São Miguel dos Campos.
Dr. José Inácio era uma figura idealista e bem carismática, que se preocupava muito com a saúde dos funcionários da usina, como também da comunidade miguelense.
Seu maior desejo era de um dia construí um hospital no município, para que ele atendesse, não só a cidade de São Miguel dos Campos como também as outras cidades circunvizinhas.
Naquela tempo era muito difícil conseguir recursos financeiros e apoio dos órgãos governamentais. Um certo dia, o doutor saiu batendo nas portas das famílias tradicionais do município a procura de ajuda para a construção do hospital.
Nas suas folgas, o doutor reunia em sua casa, algumas intelectuais da cidade para explicar a importância e a necessidade de ter um hospital de referência no município.
Ele chegou ao ponto de realizar para a comunidade, festivais, bingos e leilões, afim de arrecadar verbas para construção do referido hospital.
No início do século vinte, o doutor viu o seu sonho acontecer, quando foram realizados os primeiros trabalhos de construção do hospital, em meio de muitas dificuldades.
Um determinado dia, o doutor saiu às ruas, com uma sacola na mão pedindo ajuda para o término das obras desse grande empreendimento, que ia com certeza benefiar a população e a classe médica existentes naquela época na cidade.
E assim, de vitória em vitória o sonho do doutor tornou-se realidade, e para o bem dos miguelenses, no dia 16 de dezembro de 1923, o hospital foi inaugurado.
Por este feitio em prol da cidade de São Miguel dos Campos, o hospital foi denominado com o seu nome, ou seja "Hospital Dr. José Inácio". Logo após a sua morte.
Além do hospital, também a praça recebeu o nome do homenageado.
Homenagem merecida a este que foi o maior ícone da medicina local, mesmo não sendo miguelense, mas tinha um grande apreço por São Miguel dos Campos e pelo povo dessa terra.
Nos logos dos anos, o hospital vem sendo ampliado. E o antigo hospital Dr. José Inácio, passou a fazer parte do complexo da Santa Casa de Misericórdia de São Miguel dos Campos.
Este baluarte da medicina miguelense, faleceu no dia 08 de fevereiro de 1924.

( Texto Escrito Por: Ernande Bezerra de Moura )

0
±1000 visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários