Tema Acessibilidade

BIOGRAFIA DA PROFESSORA INEIDE NOGUEIRA

• Atualizado

 

Ineide Nogueira da Rocha Silva é alagoana da cidade de Maceió. Nasceu no dia 02 de agosto de 1954, filha de José Nogueira Mendes e de Dona Inês da Silva Mendes. Casou-se com Misael da Rocha Silva e dessa união matrimonial nasceram os seguintes filhos: Robson, Leila e Lígia Nogueira. Ineide veio da cidade de Maceió com a família pra São Miguel dos Campos e estudou na Escola Ana Lins e concluiu o curso de Pedagogia na cidade de Maceió.
Sua primeira experiência como professora foi no Grupo Escolar Visconde de Sinimbu. Neste mesmo período ela ocupou o cargo de Diretora Adjunta, por sinal fez um excelente trabalho na administração da escola, logo em seguida assumiu o cargo de educadora no Colégio Imaculada Conceição e prosteriomente no Colégio Nunila Machado.
Ineide Nogueira, apesar de muito jovem era uma pessoa muito carismática, alegre e sorridente. Sua presença trazia harmonia não só para o ambiente escolar, mas também para as pessoas que trabalhavam com ela.
Mulher forte dotada de uma qualidade extraordinária, possuidora de um conhecimento profundo na área da educação, com uma experiência de mais de vinte e cinco anos dedicados ao corpo docente e a administração escolar.
Ineide Nogueira era dona de um currículo invejável, isso foi o ponto de partida para que ela chegasse a ser a pessoa escolhida por Dona Nunila Machado para dar continuidade às atividades administrativas do referido colégio.
Em 2002 escreveu um livro bibliográfico sobre a patrona do colégio, denominado de " Nunila Machado: Sua Vida, Sua História " publicado pela edições catavento em Maceió.
Assumiu o cargo de Secretária Municipal de Educação, na gestão do prefeito Francisco Hélio Jatobá, Diretora Geral do Colégio Nunila Machado e Diretora da FUNESA, hoje Universidades Estadual de Alagoas - UNEAL.
Infelizmente essa baluarte da educação do município foi vítima de uma fatalidade, ela faleceu num trágico acidente automobilístico, juntamente com sua filha mais nova, no dia 04 de julho de 2008, seu corpo está sepultado no cemitério da cidade de São Miguel dos Campos.
Com certeza seu nome será sempre lembrando no meio educacional e já está imortalizado dentro do contexto histórico e cultural do município.
Como prova da sua capacidade escolar, foi construída na parte alta da cidade uma escola que leva o seu nome, intitulada de " Escola Municipal Professora Ineide Nogueira Rocha".

( Escrito por Ernande Bezerra de Moura)

0
1,3 K visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários