Tema Acessibilidade

BIOGRAFIA DO ARTISTA PLÁSTICO ROBERTO LOPES

• Atualizado

BIOGRAFIA DO ARTISTA PLÁSTICO ROBERTO CÉSAR LOPES

Roberto César Lopes nasceu no município de São Miguel dos Campos, estado de Alagoas, no dia 06 de setembro de 1942, no povoado Bernardo Lopes, antigo Sebastião Ferreira, onde funcionava a Companhia de Fiação e Tecidos São Miguel. Até pouco tempo no local onde nasceu o renomado pintor, funcionava o complexo industrial da usina Roçadinho, que infelizmente foi fechado.
Filho de Aurélio Vilanova Lopes e de dona Doracy César Lopes.
O pai imigrante espanhol, comerciante e proprietário agrícola. Já a mãe era filha de uma tradicional família das terras dos Caetės.
Roberto Lopes iniciou seus estudos no Educandário Rosal Infantil, cursou o ginasial no Colégio Guido de Fontalland e o científico no Colégio Batista Alagoano, não chegou a cursar a Universidade. Mas Roberto
Dominava o idioma francês e o espanhol com muita facilidade. Estudou acordeon, piano e música clássica, apreciava ópera e balé, admirava Chopin, Mozart, Beethoven e Bach, gostava de ler Machado de Assis, Cecília Meireles e o clássico Dom. Quixote de La Mancha, tinha profundo conhecimento da vida e da obra dos pintores consagrados no universo, tais como: Boticelli, Leonardo da Vinci, Monet, El Greco, Michelangelo, Rafael e Picasso.
Em 1964, participou da coletiva na Galeria " O Cruzeiro " no Recife, onde tornou-se conhecido no Brasil e no Exterior.
Expôs na Itália, Espanha, Portugal e Inglaterra.
Em 1981, montou seu primeiro atelier em sua cidade natal, embora já pintasse vários anos, tinha uma profunda admiração pelo barroco brasileiro.
Roberto Lopes retratou em suas telas o que tinha de mais bonito em São Miguel dos Campos, " Os Casarões Antigos ".
Existe na Casa da Cultura uma sala em sua memória, onde estão expostos grande parte das suas obras, mas a maior homenagem que ele recebe é da sua própria família, pois a mesma conserva na parte de cima da sua residência, um vasto acervo que pertencia ao pintor, como quadros, imagens sacras, móveis antigos, etc.
Este ícone da pintura miguelense faleceu no dia 01 de junho de 1994, na cidade de São Miguel dos Campos.

( Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura )

0
1 K visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários