Portal Escritores

BIOGRAFIA DO MAESTRO GENARO PLECH

 

Genaro Sampaio Plech, músico, maestro, compositor e professor. Nasceu no município de São Miguel dos Campos, estado de Alagoas, no dia 01 de janeiro de 1907. Filho do Dr. Júlio Áudio Gonçalves Plech e de dona Ana Sampaio Plech. O pai era médico do hospital José Inácio e também foi Prefeito Intendente da cidade de São Miguel dos Campos, na década de dez. A mãe, era filha de uma tradicional família alagoana. Estudou as primeiras letras no Colégio Marista de Maceió, e, posteriomente, no Conservatório de Canto Orfeônico do estado do Rio de Janeiro.
Mudou-se para a cidade de Aracajú, onde foi diretor adjunto e professor catedrático da cadeira de música da Escola Normal do Estado de Sergipe.
Em 1944, cria o Coral Vila - Lobos e logo em seguida funda o Conservatório de Canto Orfeônico do Estado de Sergipe, que foi inaugurado no dia 28 de novembro de 1945 e conseguitemente assume o cargo de diretor do Instituto de Música de Canto Orfeônico daquele estado.
Também foi diretor de orquestra em Maceió e em Recife, professor de piano, nestas cidades e na cidade de Penedo - AL, compôs: Sonhar é Viver, Valsa Lenta para Piano, Poesia de Zanelli Caldas, Maceió, Litografia Trigueiros e Veni Sancte Spiritus.
Pelos relevantes serviços prestados a cultura e a música do estado de Sergipe, foi construído uma praça no centro da cidade em sua homenagem.

( Escrito por Ernande Bezerra de Moura )





Comentários

Deixe seu comentário

Para enviar um comentário você precisa estar logado: login
Ernande Bezerra
Escrito por:
Ernande Bezerra
Escritor

Visão Geral do texto

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Publicado em 26 de Maio de 2019

Atualizado em 20 de Junho de 2019

Já foi visto 216 vezes

Favorito de 0 leitor

Categoria Biografias


216
Leram
0
Vão ler

Tags