Tema Acessibilidade

BIOGRAFIA DA JORNALISTA E ESCRITORA MARIA JOSÉ PALMEIRA(LIRIAN ROSE)

• Atualizado

LILIAN ROSE (MARIA JOSÉ PALMEIRA)

Maria José Coelho Palmeira Xavier, nasceu no dia 05 de agosto de 1939, no Sítio Bela Vista, na cidade de São Miguel dos Campos, estado de Alagoas. Filha de Mário Soares Palmeira Júnior e de dona Ana Coelho Palmeira.
Cursou o primário em sua terra natal, e depois na cidade de Penedo, no Colégio Imaculada Conceição e finalmente, o científico e o ensino pedagógico no Colégio São José em Maceió.
Fez o curso de Direito, na Faculdade de Direito de Alagoas, sendo diplomada em 1960, como também o curso de História na Faculdade de Filosofia de Alagoas em 1970.
Na atividade pública exerceu o cargo de Fiscal de Renda, aprovada em concurso público, foi nomeada para assumir o cargo em 1970, ela também fez o curso de Consultoria Jurídico e logo depois assumiu a função de Procuradora do Estado de Alagoas, cargo que exerceu até a sua aposentadoria.
Ainda como estudante de jornalismo, ingressa no Jornal Gazeta de Alagoas, na coluna " Sociedade " com o pseudônimo de Lilian Rose, nome que ficou imortalizado, registado e documentado dentro do jornalismo de Alagoas.
Trabalhou em diversos jornais do estado, dentre eles: Jornal Hoje, Jornal de Alagoas e Tribuna de Alagoas, sempre mantendo o seu pseudônimo. Colaborou também na Revista Fina Estampa, no Semanário, no Jornal da Praia e no Quinzenário.
É membra da Associação Alagoana de Imprensa - IAA e da Academia Maceioense de Letras - AML.
Seus livros são muitos apreciados pelos escritores contemporâneos, sendo também plenamente aprovados pelos leitores.
Vejam algumas das suas obras: Sombra do Vale ( Poemas ), Alagoas e People Badalation, Etiqueta Social, Frenesi, Sociedade Alagoana, etc.
Essa grande miguelense deixou um legado invejável para Alagoas, tanto na área de jornalismo, como no mundo das letras.
Seu nome está sempre presente nas páginas dos livros de Alagoas e de São Miguel dos Campos.
Ela faleceu no dia 08 de julho de 2014, em Maceió.

(Biografia Escrita Por Ernande Bezerra de Moura)

0
1 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários