Portal Escritores

BIOGRAFIA DO FAZENDEIRO JOSÉ MARCOS DA ROCHA

 

José Marcos da Rocha nasceu no dia 18 de outubro de 1888, na casa grande do antigo Engenho do Coité, que ficava localizado na zona rural do município de São Miguel dos Campos, estado de Alagoas, filho do Coronel Marcos José Antônio da Silva e de dona Hermezinda da Rocha.
Foi casado com Alexandrina Pereira e com ela teve seis filhos: Renato, João, Nilo, Lourdes, Ivonete e Marinete. Já no seu segundo casamento com Maria Brígida da Rocha, conhecida popularmente pelo pseudônimo de Dona Briza, o casal teve doze filhos: Washington, Jeorgete, Ermezinda, Cordélia, Aidil, Benedito, José Marcos, Paulo, Margarida, Maria Júlia, Maria Luíza e Maria Lúcia da Rocha.
Com a morte do pai, o jovem fazendeiro foi escolhido pela família para dá continuidade aos trabalhos deixados pelo pai, por sinal, ele fez um excelente trabalho na sua administração.
José Marcos era uma pessoa bem educada, simples e carismático, que tinha um grande apreço pelos moradores da fazenda, um homem respeitado e admirado por todos da sociedade miguelense.
Nos finais de semanas, José Marcos reunia os amigos para caçar animais silvestres nas matas, principalmente a noite, pois o mesmo era um grande admirador desse esporte.
Antes de morrer, seu pai deixou um testamento escrito, registrado em cartório, com os seguintes disserem: "A partir de hoje, nenhum membro da família poderá vender às terras do Coité, nem mesmo eu, elas ficaram para filhos e netos", José Marcos honrou com dignidade o pedido do pai, até o fim da sua vida.
Este grande ícone das terras dos Caetés, deixou um profundo legado de vida e um exemplo de homem e de pai para seus filhos e parentes.
O mesmo faleceu no dia 06 de dezembro de 1946 e sua esposa no dia 17 de janeiro de 1986, ambos estão sepultados no cemitério da cidade.
Pelos benefícios prestados ao povo e ao município de São Miguel dos Campos, foi construído nas suas terras, uma escola em sua homenagem, intitulada de "Escola Municipal José Marcos da Rocha".

( Escrito por Ernande Bezerra de Moura )









Comentários

Deixe seu comentário

Para enviar um comentário você precisa estar logado: login
Ernande Bezerra
Escrito por:
Ernande Bezerra
Escritor

Visão Geral do texto

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Publicado em 19 de Julho de 2019

Atualizado em 21 de Setembro de 2019

Já foi visto 101 vezes

Favorito de 0 leitor

Categoria Biografias


101
Leram
0
Vão ler

Tags

Textos do Mesmo Autor