Tema Acessibilidade

Projeto Interdisciplinar Rádio Escola “Jovem do Amanhã”

 

Objetivo geral: Desenvolveratravésdepráticas  sociais reais, habilidades  orais, explorando  as potencialidades  da rádio escola como objeto de ensino-aprendizagem e comunicação.

Específicos:

      Possibilitar um trabalho com a diversidade textual;

      Orientar práticas da oralidade de forma consciência e qualificada;

      Conhecer gêneros do discurso orais como: expressão oral entre outro do domínio discursivo radiofônico;

      Favorecer a interação da comunidade escolar;

      Estimular  autoestima, o  protagonismo dos adolescentes;

      Incentivar talentos.

 

 

Justificativa:

A introdução de um gênero na escola é o resultado de uma decisão didática que visa a objetos precisos de aprendizagem (SCHNEUWLY e DOLZ 2004,P.80). O presente projeto nasce da necessidade de um trabalho consciente com oralidade, utilizando a rádio escola como instrumento de ensino-aprendizagem e comunicação.

O radio foi a primeira manifestação  tecnológica da realidade virtual  que ajudou formas de pensar do século XX. Embora tenha perdido para televisão e a internet a centralidade midiática, aos olhos da audiência, ainda é meio  informativo descentralizado, pluralista, multifocal, pois possibilita que as informações sejam transmitida a todos de maneira rápida e  de  acesso popular.

Destarte, sob a concepção discursiva dos gêneros textuais que serão desenvolvidas  atividades  que possibilitam o uso da oralidade de maneira real, em contato com a diversidade textual  que constrói este domínio discursivo, assim, construindo múltiplos saberes.

Metodologia:

           A partir da construção de uma grade para um programa que será desenvolvido no intervalo, com duração de 30minutos, da escola Edjackson Leocádio Santos, situada  município de Barra de Santo Antônio- AL. O mesmo terá  temáticas como: datas comemorativas, assuntos trabalhados em projetos didáticos, assuntos do cotidiano adolescente e social,  será produzida uma programação que vise ao educando refletir, divertir, entreter e interagir com seus pares e toda comunidade escolar.

Público alvo: alunos da escola, professores, coordenação, gestores e toda comunidade escolar.

Duração: Todo ano letivo.

Responsáveis: alunos da escola, professores, coordenação, gestores e toda comunidade escolar.

Recursos: caixa de som, microfones, papel, lápis, livros, revistas e etc.

Referências:

SCHNEUWLY, Bernardo;DOLZ, Joaquim.Gêneros Escolares. Das práticas de linguagem aos objetos de ensino,1995(mimeo)

GERALDI, João W., SILVA, Lilian L.M. & FIAD, Raquel S. (1996) “Lingüística , Ensino de Língua Materna e Formação de Professores” in DELTA, vol12, no 2, , pp. 307-326.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: Estética da Criação Verbal. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

Nacionais: ensino médio: Língua Portuguesa.

Secretaria de Ensino Médio. Brasília: MEC/SEF, 2001.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: Gêneros textuais & ensino. DIONISIO, Ângela Paiva e MACHADO, Anna Rachel e BEZERRA, Maria Auxiliadora organização). 4. ed. Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2002.

SCHENEUWLY, Bernard. Gêneros e tipos de discurso: considerações psicológicas e ontogenéticas. In: SCHENEUWLY, B; NOVERRAZ, Michèle; DOLZ, J.  Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. Trad. e org. Roxane  Rojo e Gláis Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004, p. 21-39.

 P. In: VANOYE, Francis. Usos da Linguagem: problemas e técnicas na produção oral e escrita. 8.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991, p. 77-79.

 

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Maria Alice Santos ESCRITO POR Maria Alice Santos Escritor
Matriz de Camaragibe - AL

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