Tema Acessibilidade

PROJETO INTERDISCIPLINAR: RITMOS “ Frevo no pé, passos no chão... Que ritmo toca o seu coração?”

• Atualizado

Apresentação
O Carnaval é a maior festa do mundo. Nele há diversas manifestações culturais que se espalham em todo Brasil. As mesmas possuem riquezas singulares, que expressam os valores através dos múltiplos ritmos que envolvem os foliões nos quatro cantos do Brasil.
Sendo a escola espaço de valorização e promoção da cultura, sob a perspectiva da integralização do currículo no ensino médio, de modo a contemplar e enriquecer o mesmo, através da abordagem teórico-metodológica interdisciplinar com foco no processo ensino-aprendizagem, serão trabalhadas: A história do Carnaval, os ritmos (samba, frevo, maracatu, etc.),os gêneros textuais, DST´s, a violência e a violência contra a mulher.
Logo, proporcionando novas aprendizagem através de atividades que estimulem o desenvolvimento sócio cognitivo dos educandos na construção de uma sociedade justa e igualitária, formada por cidadãos críticos e consciente no seu papel, com sentimento de pertença, que reconhecem e se orgulham das riquezas e belezas culturais do seu lugar.
Justificativa
O carnaval é uma das maiores festas populares com diversos ritmos e cores. E suas manifestações espalham-se por todo país, sendo Pernambuco um dos polos desta festividade, tendo o Frevo e o Maracatu como seus ritmos mais marcantes.
Assim, o presente projeto nasce da necessidade de possibilitar aos estudantes a vivenciar este fenômeno cultural de uma maneira significativa, proporcionando a integralização e enriquecimento do(s) currículo (s) e tendo como foco a ampliação do horizonte de expectativas do educando.

Objetivos
Geral: Conhecer a verdadeira história do carnaval, suas manifestações rítmicas e os fenômenos sócio -culturais presentes no mesmo.
Específicos:
 Conhecer a verdadeira história do Brasil e suas influencias culturais na atualidade;
 Conhecer a importância do frevo em Pernambuco, no Brasil e no mundo;
 Produzir narrativas de carnaval e marchinhas;
 Trabalhar as variações linguísticas nas marchinhas de carnaval;
 Realizar uma excursão ao Paço do Frevo e Olinda dia
 Palestras sobre as temáticas:
- DST´s
- A violência e a violência contra mulher( assistente social do CRAS) .
Culminância
 Baile à fantasia
- Concurso da melhor fantasia;
- Concurso de marchinhas;
- Concurso de passistas.
 Bloco carnavalesco:
- Sairá pelas ruas da cidade após o baile a fantasia.

Público-alvo:
Alunos do ensino médio regular e EJA.
Avaliação:
Ocorrerá de forma processual considerando os avanços que todos os alunos individual e coletivamente conseguirem na perspectiva formativa e somativa através de atividades de leitura, produção textual (orais e escritos), dentre outras.
REFERENCIAS
BRASIL, LDB. Lei 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em < www.planalto.gov.br >. Acesso em: 25 Jun. 2003. CONSELHO .

CNE/CEB. Diretrizes Curriculares. Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, 1999. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Política.
Didática, currículo e saberes escolares. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. _____. Da didática fundamental ao fundamental da didática. In: ANDRÉ, Marli &.
https://www.infoescola.com/danca/frevo/
https://www.paço do frevo.org. com.br


Copyright © 2019. Todos os direitos reservados ao autor. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
0
1 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Maria Alice Santos ESCRITO POR Maria Alice Santos Escritor
Matriz de Camaragibe - AL

Membro desde Julho de 2019

Comentários