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As dificuldades de leitura do texto literário

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo desenvolver uma pesquisa sobre a dificuldades de compreensão do texto literários, o qual, exige do leitor uma postura critica, e procedimentos sociocongnitivo que só é possível atingi-lo através do processo de maturação leitora.
Mas, apesar dos avanços tecnológicos estamos vivendo a crise da leitura em seu sentido pleno. Pois, em quantidade, nunca seu leu tanto com nos dias atuais, já que, somos cercados a todo o momento por textos diversos. Porém, o que essa projeto questiona é se as habilidades cognitivas fundamentais para a compreensão leitora e progressão dessa competência, estão sendo desenvolvidas na escola.Qual o espaço do texto literário na sala de aula?
Diante dessa realidade onde jovem ao concluir o ensino fundamental apresenta dificuldades para compreender textos de maior complexidade, bem como, o gênero literário. No entanto, a intervenção nesta etapa de ensino se faz necessária por buscar soluções que amenizem tais situações.
Para isso, busca caracterizar prática de leituras realizadas na escola através do texto literário, as formas de apresentação dos conteúdos do gêneros. Se há disponibilidade do acervo da escola fornecido pelo Programa Nacional da biblioteca na Escola ( PNBE).
Nele são previstas as atividades de pesquisa sobre as principais práticas de leitura do texto literário realizadas pelos professores da escola e entrevista com os mesmos, aquisição de pequeno acervo literário para serem trabalhado, com atividades que visam superar as dificuldades de compreensão do texto literário; análise dos dados coletados.
Portanto, a capacidade de compreensão do texto literário dos alunos pode ser ampliada se as atividades pedagógicas propostas em sala de aula pelo professor explorarem o enriquecimento o vocabulário, por meio da leitura de gêneros literários, busca a prática de um entendimento mais pleno e significativo do mesmo através das estratégias de leitura?





















OBJETIVOS DA PESQUISA


Objetivo Geral:
Verificar em que aspectos de compreensão do texto literário os alunos tem apresentado mais dificuldades e propor atividades pedagógicas que os ajudem a superá-las.
Objetivos Específicos:
 Identificar práticas de leituras literárias realizadas na sala de aula;

 Investigar a viabilidade dessas práticas de ensino para formação do leitor proficiente.













FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A palavra materializada foi durante três milênios a “testemunha imortal” da história da humanidade, em pergaminhos, papiros, madeira talhada, registraram as atividades agrícolas com finalidades de evitar contentas. Aonde “ler” significava “declamar” estes dados. Nesta época havia pouco interesse ou necessidade de aprender a ler, já que, este motivo restringia apenas os que desejassem conferir uma conta , verificar um rótulo ou identificar uma chancela de propriedade . Em sua obra intitulada História da Leitura FISCHER,mostra que a definição de leitura se expandiu a partir do avanço da humanidade. ( 2009:11)

“Mas , então, o que é a leitura? “ Ato de ler é variável, não absoluto. Em sua definição moderna mais ampla, a leitura é como se sabe, “ a capacidade de extrair sentido de símbolos escritos ou impressos”. O leitor “emprega os símbolos para orientar a recuperação de informação de sua memória e, em seguida, cria, com essas informações, uma interpretação plausível da mensagem do escritor”. Entretanto, nem sempre a leitura foi definida desse modo. No inicio, ela consistia na mera capacidade de obtenção de informações visuais com base em algum sistema codificado, bem como compreensão de seu significado. Mais tarde, passou a significar, quase de modo exclusivo, a compreensão de um texto continua com sinais escritos sobre uma superfície gravada. Mais recentemente, incluiu também a extração de informações codificadas de uma tela eletrônica. E a definição de leitura continuará, por certo, a se expandir no futuro porque,assim como qualquer outra aptidão, ela também é um indicador do avanço da própria humanidade.”

Podemos compreender através dessas etapas que o ato de ler é significativo a partir da sua funcionalidade social, ou seja, ela se dá através da necessidade do tempo histórico ao qual o homem esta inserindo, determinado através do avanço das ciências. Dessa forma, exigindo novas formas de “ saber ler” , ou seja, compreender os signos lingüísticos de acordo com a necessidade que a vida social, politica e econômica impõe.
Assim, cada vez mais a necessidade de domínio da leitura foi ampliando-se, os objetivos da leitura que a priori tinha apenas a função comercial mencionada anteriormente, passou a ser uma necessidade do cidadão enquanto sujeito social. E a escola foi atribuído o papel de formar os mesmosem competentes leitores.
Antunes (2009), afirma em sua obra intitulada Língua, Texto e Ensino :outra escola possível, que as práticas educacionais nessa área do conhecimento, ainda estão desvinculadas das condições de uso e centrada na palavra isolada , onde o foco de domínio esta restrito a morfossintaxe. As intenções comunicativas pouco importam.
Assim, o texto literário é usado como pretexto para o ensino da nomenclatura, apenas, sem utilizar estratégias que colaboram com o desenvolvimento sociocongnitivo, visando o avanço do educando nas práticas de leitura do texto literário. Já que, a leitura é uma atividade de produção de sentido.
Na concepção deleitura adotada por este projeto que é a interacional( dialógica da língua , os sujeitos são vistos como autores/ construtores sociais- sujeitos ativos que se constroem dialogicamente. Como afirma: KOCK, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria ( 2012:11):

“ O sentido de um texto é construídonainteraçãotexto- sujeitos e não algo que preexista a essa interação. A leitura é pois, uma atividadeinterativaaltamentecomplexadeproduçãode sentidos, que se realiza evidentemente com base nos elementos lingüísticos presentes na superfície textual e na sua forma de organização, mas requer a mobilização de um vasto conjunto de saberes no interior do evento comunicativo.”

Assim, o papel do leitor em interação com o texto constrói sentido considerando não só as informações explicitas, mas também o que é implicitamente sugerido, demonstrando que leitura é uma atividade na qual se leva em conta os conhecimentos prévios do leitor, exigindo do leitor bem mais que o conhecimento do código lingüístico, uma vez que o texto não é um simples produto da codificação.
Por isso, torna-se necessário um estudo sobre dificuldades de compreensão do texto literário, bem como sua inserção na sala de aula. Como está sendo trabalhados os gêneros mais presentes ( poema, conto, crônica, teatro,romance) nos livros didáticos e paradidáticos disponíveis nas escolas públicas através do programa nacional do livro didático e biblioteca da escola ?Será que sua leitura esta sendo significativa, há compreensão desses textos? São desenvolvidas atividades que visam a progresso sociocognitvo do aluno?
Muitas são a indagações sobreo trabalho docente com o texto literário na sala de aula. Pois pesquisas revelam que os estudantes concluemensino fundamenta,l sem possui habilidades necessárias para prosseguir sua maturação leitora, dessa forma, causando um entrave na continuidade de seu desenvolvimento sócio intelectual.
Assim, fazendo se necessário a busca de uma reposta para esses entraves, identificando os problemas que dificultam tal interação, comoconstruir práticas motivadoras para a leitura e aprofundamento do texto literário,tão necessário a formação humana do sujeito e do leitor proficiente. Contribuindo com uma intervenção pedagógica mais eficaz e exitosa, onde o foco é desenvolvimento das habilidades leitoras favorecem a interação com conhecimentos artísticos, científicos e etc.












METODOLOGIA
Esta proposta tem como metodologiaum estudo de caso através de uma proposta de intervenção , visando desenvolver habilidades que contribuam com o avanço na formação de leitores proficientes através da concepção de leitura interacional, ou seja, os autores são vistos como construtores sociais, sujeitos ativos que constroem e são construídos no texto.Assim, ela é composta das seguintes etapas:
1. Pesquisa sobre as principais práticas de leitura do texto literário são realizadas na escola;
2. Fazer um levantamento do acervo da biblioteca da escola sobre os livrosliterários ;
3. Aquisição de exemplares literários através de campanha de doação;
4. Caracterização das praticas de leituras realizadas pelos docentes de língua portuguesa;
5. Realização de entrevistas e aplicação de questionário com estudantes e docentes;
6. Analise dos dados coletados através da entrevista com discentes e docentes e observação em sala de aula.;
7. Construção e realização de novas práticas de significativas de leituras literária;
8. Avaliação das leituras literárias realizadas através das estratégias estudadas. Na perspectiva de que o sentido do texto é construído na interação sujeito-texto.








CRONOGRAMA


Atividades Junho/2015 Setembro/2015 janeiro/2016 Fevereiro/2016 Março/2016
Pesquisa bibliográfica X X
Coleta de dados X
Análise dos dados coletados X
Redação X x x
Revisão e defesa









Referências
SILVA, Vera Maria Tietzmann. Leituras literária& outras leituras- impasses e alternativas no trabalho do professor. Belo Horizonte: R.HJ,2009.
COSSON,Rildo.Letramentoliterário:teoria e prática. São Paulo: Contexto,2014.
ANTUNES,Irandé.Lingua, e Ensino: outra escola possível. São Paulo: parábola editorial,2009.
FISCHER, Steven Roger. Historia da leitura; tradução Claudia Freire. São paulo: UNESPE,2006.
KOCH,IngedoreGrunfeld Villaça. Ler e Compreender: os sentidos do texto. São Paulo: CONTEXTO, 2006.
_____LÍNGUA PORTUGUESA. Editora Segmento Edição: n. 83 (setembro/2012).




























































































































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Maria Alice Santos
Escrito por:
Maria Alice Santos
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Publicado em 06 de Agosto de 2019

Atualizado em 06 de Agosto de 2019

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Categoria Textos Escolares


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