Tema Acessibilidade

BIOGRAFIA DO MAJOR FRANCISCO FREDERICO DA ROCHA VIEIRA

• Atualizado

 

Francisco Frederico da Rocha Vieira nasceu em 1803, na cidade de São Miguel dos Campos, estado de Alagoas, na dependência da casa grande do Engenho Sinimbu, onde hoje está edificada a Usina Caeté.
Filho de Manuel Vieira Dantas e de dona Ana Maria José Lins. Casou-se com Maria Accioly e desse casamento nasceram os seguintes filhos: Dondon Duarte, Benjamin Franklin e Epaminondas da Rocha Vieira.
Assumiu o cargo de Deputado Provincial em três legislaturas, de 1835 a 1837, de 1838 a 1839 e de 1844 a 1845, também foi Tenente da Guarda Nacional, Comendador e Major.
Foi dono dos engenhos: Terra Nova do Pilar, Varrela e Sinimbu, o mesmo era conhecido por todos da região como Major do Sinimbu.
Tomou parte ativa na Revolução Pernambucana em 1817 e na Confederação do Equador em 1824, ao lado do pai Manuel Vieira Dantas e do irmão Manuel Duarte Ferreira Ferro.
Com o fracasso do movimento, ele foi preso e enviado para a corte no navio de transporte " Caridade " por ordem de Dom Nuno Eugênio Lóssio, presidente da Província de Pernambuco, voltando depois, anistiado para a sua terra natal.
O célebre major, faleceu no dia 11 de outubro de 1862, na cidade de São Miguel dos Campos, seu corpo está sepultado no cemitério local.

( Escrito por Ernande Bezerra de Moura )

0
346 visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários