Portal Escritores

BIOGRAFIA DO BARÃO DE JEQUIÁ MANUEL DUARTE FERREIRA FERRO

 

Manuel Duarte Ferreira Ferro nasceu no dia 21 de maio de 1805, no município de São Miguel dos Campos, estado de Alagoas, na casa grande do Engenho Sinimbu, hoje, Usina Caeté, filho de Manuel Vieira Dantas e de dona Ana Maria José Lins.
Manuel Duarte Ferreira Ferro foi a peça mais importante da Revolução Pernambucana em 1817 e da Confederação do Equador em 1824, comandou o contingente militar contra a Cabanada em 1832 e 1835, sublevada em Jacuípe.
Casado com Ana Rita Angélica, filha do português Manoel Medeiros Couto e de dona Rita Angélica, desse casamento nasceram os seguintes filhos: Guilherme, Manoel, Julieta Júlia e Ana Ferreira Ferro.
Sua esposa faleceu ainda jovem de uma epidemia.
Foi dono dos engenhos: Ilha, depois Novo Sinimbu (hoje Usina Sinimbu), Jequiá do Fogo e Prata, Capitão, Coronel, Tenente-Coronel e Comandante Superior da Guarda Nacional de São Miguel dos Campos e da Cidade de Alagoas.
No dia 14 de abril de 1859, Manuel Duarte Ferreira Ferro recebeu o título de Barão de Jequiá com grandeza, quando da visita da família imperial a Província de Alagoas como também foi condecorado como Comendador Imperial da Ordem da Rosa.
Depois de ter recebido o título de Barão, ele casou com Maria Carolina da Costa Barros (a Baronesa de Jequiá), filha do Capitão Mathias da Costa Barros e de dona Francisca Maria de Araújo, no dia 30 de agosto de 1859.
O casal teve três filhos: Manuel Vieira Duarte Ferreira Ferro Filho, Ana Ferreira Ferro e João Vieira Duarte Ferreira Ferro.
O estimado Barão, faleceu no dia 05 de maio de 1870, no engenho Ilha, aos sessenta e quatro anos de idade, seu corpo está sepultado no cemitério da cidade de São Miguel dos Campos, ao lado de Ana Rita Angélica, sua primeira esposa e dos Barões de São Miguel, Epaminondas da Rocha Vieira e Antônia Leopoldina da Rocha Vieira.
Existe na cidade de São Miguel dos Campos, uma rua em sua homenagem, intitulada de "Rua Barão de Jequiá".

( Escrito por Ernande Bezerra de Moura )










Comentários

Deixe seu comentário

Para enviar um comentário você precisa estar logado: login
Bezerra
Escrito por:
Bezerra
Escritor

Visão Geral do texto

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Publicado em 13 de Setembro de 2019

Atualizado em 21 de Setembro de 2019

Já foi visto 69 vezes

Favorito de 0 leitor

Categoria Biografias


69
Leram
0
Vão ler

Tags