A CHEGADA DA ENERGIA ELÉTRICA PARA A CIDADE DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS - AL.

Ernande Bezerra Ernande Bezerra 15 de Maio de 2020
16 de Maio de 2020

 

São poucos os registros sobre a chegada da energia elétrica para o município de São Miguel dos Campos.
Sabemos que as duas fábricas têxteis, São Miguel (Fábrica de Sebastião Ferreira), de 1913 e a Vera Cruz, de 1925, o Engenho Central o Novo Sinimbu, depois Usina Cansanção de Sinimbu, de 1893 como também a Companhia de Melhoramento do Vale do Rio São Miguel, hoje Usina Caeté S/A, de 1942, funcionavam através de geradores de propriedades das próprias indústrias.
Os geradores eram alimentados com vapor hidráulica, gás eletricidade e querosene.
Temos uma informação de uma participante do grupo História de Alagoas que na década de vinte havia uma companhia de eletricidade pertencente ao seu tio e avô, Pedro Correia dos Santos, que também foi juíz.
O único documento que temos, relata que na década de quarenta o Sr. José Aves, pai do ex. prefeito Humberto Maia Alves era dono da companhia elétrica, os aquipamentos elétricos eram instalados no prédio onde hoje funciona o Atacadão São Paulo.
Nesta época a energia elétrica era ligada das 18:00 até às 22:00 horas da noite, o restante do dia os moradores da cidade usavam candeeiros de gás ou placas com querosene e as lâmpadas dos postes de madeira eram alimentadas com óleo de momona.
As principais entidades do município tinham seus geradores de reservas, se por acaso faltasse energia, era o caso do Cinema Ideal, do Cinema Cine-Fox e do Hospital Dr. José Inácio, hoje Santa Casa de Misericórdia.
A energia elétrica de fato e de direito só chegou a São Miguel dos Campos em 1964, na gestão do Prefeito Moacir Cavalcante de Albuquerque Pessoa, onde foram edificados postes de cimentos e luminárias por toda região do município.
A energia era abastecida pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF), através da Usina de Paulo Afonso, depois Companhia Energética de Alagoas (CEAL), posteriormente ELETROBRÁS e hoje Equatorial Energia de Alagoas.
A subestação de energia elétrica está localizada nas terras da Usina Caeté e o escritório administrativo da imprensa Equatorial fica localizado nas mediações da Praça Padre Júlio de Albuquerque, próximo a Paróquia de Nossa Senhora do Ó.

( Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura )

Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários