Tema Acessibilidade

BIOGRAFIA DO PADRE JOSÉ LUÍS SOARES PALMEIRA

• Atualizado

José Luís Soares Palmeira, conhecido também como Padre Palmeira, religioso e político brasileiro. Nasceu no estado do Rio de Janeiro, no dia 25 de junho de 1906. Mas, segundo a família, Luís Soares Palmeira foi gerando na cidade de São Miguel dos Campos.
Luís Soares Palmeira viveu toda à sua infância na casa grande do engenho Prata, localizado no município de Jequiá da Praia, na época Jequiá da Praia era distrito da cidade de São Miguel dos Campos.
Luís Soares Palmeira era filho de Miguel Soares Palmeira Filho e de dona Maria Tereza Ferro Soares Palmeira. O pai era filho do tradicional Barão de Coruripe, Miguel Soares Palmeira e a mãe era descedente da tradicional família francesa radicada na Áustria. Luis Soares era irmão do inesquecível senador Rui Soares Palmeira e tio do Ex. governador do estado de Alagoas, Guilherme Soares Palmeira.
Iniciou seus estudos na Escola Rural da fazenda do engenho Prata e posteriormente no Seminário de Nossa Senhora da Assunção em Maceió.
Anos depois, viaja para o estado da Bahia, tendo como destino a cidade de Caetité. Onde foi ordenado como sacerdote em 1932. Nesta cidade o jovem sacerdote travou relações com o jurista Hermes Lima e com o educador Anísio Teixeira e para não acontecer um atrito maior achou melhor abandonar o local.
Luiz foi morar na cidade da Vitória da Conquista, onde nesta cidade funda o primeiro ginásio da cidade, em 1939, denominado de "Ginásio de Conquista", também conhecido popularmente como "Ginásio do Padre". Além de diretor do ginásio o padre também administrava aulas de português e latim. Em 1944, cria o jornal "A Conquista", do qual era editor.
Como político funda na cidade o Partido Democrata Nacional. Onde foi eleito como vereador em 1950. Em 1954, é eleito deputado estadual pelo Partido Social Trabalhista, do qual foi presidente em 1959 e 1963. Em 1963 e 1967 assume a pasta da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, no governo Lomanto Júnior. Porém, seus direitos políticos foram cassados, tendo recebido a anistia, somente no governo do General João Batista Figueiredo.
Durante o período em que ficou afastado da política, atuou como sacerdote em Salvador, nas paróquias: Da Vitória, de São Pedro e da Organização Fraternal São José.
O padre sempre vinha a São Miguel dos Campos e tinha um grande apreço pela cidade, ele o considerava, como a sua terra natal.
O sacerdote faleceu, no dia 29 de dezembro de 1988, na cidade de Salvador, estado da Bahia.

( Biografia Escrita Por Ernande Bezerra de Moura )

0
1 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários