Tema Acessibilidade

PREFEITOS DO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS, APÓS A REDEMOCRATIZAÇÃO DO PAÍS ( PRIMEIRA PARTE )

• Atualizado

 

* PRIMEIRA PARTE:

Quando a Vila de São Miguel, passou a condição de cidade, desmembrado-se da Vila de Santa Madalena da Lagoa do Sul, pela lei 423, de 18 de junho de 1864, os prefeitos dessa época eram indicados pelos governadores do Estado, chamados de "Prefeitos Intendentes".
Qualquer pessoa do município podia ser um prefeito, só bastava ter respeito e uma boa conduta na cidade.
Muitos foram os prefeitos Intendentes que passaram pelo município, o último deles foi o Dr. José Romarys que administrou a cidade até o Golpe Militar de 29 de outubro de 1945, que depôs Getúlio Vargas e dando fim a uma ditadura iniciada com Golpe Militar de 1930.
Após a "Redemocratização do País" o primeiro prefeito eleito pelo voto direto foi José de Medeiros Apratto que governou o município, de 1947 até 1950.
No seu mandato também foram eleitos os seguintes vereadores: José Pacheco Filho ( Primeiro Presidente da Câmara), Alcides Moreira de Sá (Segundo Presidente), Adgar Soares Palmeira (Terceiro Presidente), Agnaldo Soares Palmeira, José Torres Filho, Antônio César de Moura Castro, Francisco Rodrigues de Oliveira, Maurício Martins Filho e Pedro Fernandes da Costa.
O segundo prefeito eleito pelo povo foi o empresário Pedro Fernandes da Costa que admintrou o município, de 1951 a 1954.
Faltando um ano para o fim da sua administração, o Prefeito Pedro Fernandes da Costa afastou-se da Prefeitura por motivo de doença, assumindo o seu lugar o Presidente da Câmara, Antônio Vieira Coimbra que geriu o município, de 1954 a 1955.
Também neste pleito foram eleitos os seguintes vereadores: Antônio Vieira Coimbra (PrimeiroPresidente), Júlio Soriano Bomfim (Segundo Presidente), José Torres Filho (Terceiro Presidente), Antônio Pedro dos Santos, Antônio Xavier da Costa, José Euidio Filho, Pedro Vieira Coutinho, Rodrigues Cerqueira Valente e Sandoval Cavalcante Albuquerque Pessoa.
Os candidatos a prefeitos dessa época não tinham vice - prefeitos, período que durou até o mandato do Perfeito Moacir Cavalcante Albuquerque Pessoa.

( Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura )

0
±500 visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários