Tema Acessibilidade

PREFEITOS DO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS, APÓS A REDEMOCRATIZAÇÃO DO PAÍS ( PRIMEIRA PARTE )

• Atualizado

* PRIMEIRA PARTE:

Quando a Vila de São Miguel, desmembrou-se da cidade de Alagoas, atual Marechal Deodoro e passou a condição de cidade, pela lei 423, de 18 de junho de 1864. Antes dessa data, os prefeitos eram indicados pelos governadores do estado de Alagoas, denominados de "Prefeitos Intendentes".
Qualquer pessoa do município podia ser um prefeito, só bastava ter respeito e uma boa conduta na cidade.
Muitos foram os prefeitos Intendentes que passaram pelo município, o último dele, foi o Dr. José Romarys que administrou a cidade até o Golpe Militar de 29 de outubro de 1945, que depôs Getúlio Vargas e dando fim a uma ditadura iniciada com Golpe Militar de 1930.
Após a "Redemocratização do País" o primeiro prefeito eleito pelo voto direto foi José de Medeiros Apratto que governou o município, de 1947 até 1950.
A principal obra na sua gestão foi a construção da ponte que dá acesso a saída e entrada para a cidade.
No seu mandato também foram eleitos os seguintes vereadores: José Pacheco Filho ( Primeiro Presidente da Câmara), Alcides Moreira de Sá (Segundo Presidente), Adgar Soares Palmeira (Terceiro Presidente), Agnaldo Soares Palmeira, José Torres Filho, Antônio César de Moura Castro, Francisco Rodrigues de Oliveira, Maurício Martins Filho e Pedro Fernandes da Costa.
O segundo prefeito eleito pelo povo foi o empresário Pedro Fernandes da Costa que administrou o município, de 1951 a 1954. Quando faltava um ano para o fim da sua administração, o Prefeito Pedro Fernandes da Costa afastou-se da prefeitura por motivo de doença, assumindo o seu lugar o Presidente da Câmara, Antônio Vieira Coimbra que geriu o município, de 1954 a 1955.
No seu mandato o prefeito Pedro Fernandes da Costa pavimentou boa parte da cidade, calçou da rua da Barreira até a rua do Comércio. Também neste pleito foram eleitos os seguintes vereadores: Antônio Vieira Coimbra (PrimeiroPresidente), Júlio Soriano Bomfim (Segundo Presidente), José Torres Filho (Terceiro Presidente), Antônio Pedro dos Santos, Antônio Xavier da Costa, José Euidio Filho, Pedro Vieira Coutinho, Rodrigues Cerqueira Valente e Sandoval Cavalcante Albuquerque Pessoa.
É bom ressaltar, que os candidatos a prefeito dessa época, não tinham vice - prefeitos. Este período durou até o mandato do Perfeito Moacir Cavalcante de Albuquerque Pessoa.

( Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura )

0
1 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários