Tema Acessibilidade

Carpe Diem

• Atualizado

Um pouco sobre tudo, aproveite o momento! ;) Carpe diem é parte da frase latina carpe diem quam minimum credula postero (literalmente: 'aproveita o dia e confia o mínimo possível no amanhã'), extraída de uma das Odes, de Horácio (65 a.C. - 8 a.C.), e tem numerosas traduções possíveis: "colhe o dia" (tradução literal), "desfruta o presente", "vive este dia", "aproveita o dia" ou "aproveita o momento". O poeta latino exorta sua interlocutora, Leuconoe, a desfrutar do prazer que a vida oferece, a cada momento. No contexto da decadência do Império Romano, a frase resumia o ideal horaciano, de origem estoico-epicurista, de aproveitar o que há de bom em cada instante, já que o futuro é incerto. Entretanto a frase é frequentemente repetida, com um sentido (inexato) de convite ao viver alegre e despreocupado.

Viva a vida. Desfrute o que a vida tem de melhor pra você. Seja paciente, espere, aguarde, abra a porta, fecha a porta, coopere, dê lugar, ajude a atravessar, simplesmente viva. Ame o seu próximo sem esperar reciprocidade, ensine, oriente, seja o exemplo. Dedique sua vida à... . O outono nos chama a atenção para nos desfazermos das roupagens velhas, enrugadas e apodrecidas que temos carregado na alma ao longo dos tempos. A exemplo de suas folhagens caindo ao chão nessa gloriosa estação, assim também sejamos prontos a desfazermos das folhagens envelhecidas que nos tem causado grandes males aprisionando nossa alma. A exemplo das folhagens secas, sem brilho e valor caindo ao chão, tenhamos também a coragem de nos desfazer do velho homem e suas maldades e nos refazermos num novo homem segundo o caráter e postura de Cristo, que indubitavelmente é O exemplo para a humanidade.

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados ao autor. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
0
1 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Iraldir Fagundes ESCRITO POR Iraldir Fagundes Escritor
-

Membro desde Setembro de 2020

Comentários