Tema Acessibilidade

BIOGRAFIA DA ANTROPÓLOGA E PROFESSORA NÁDIA FERNANDA MAIA DE AMORIM.

• Atualizado

Nádia Fernanda Maia de Amorim (Antropóloga, Escritora e Professora), nasceu no dia 22 de junho de 1945, no município de São Miguel dos Campos, estado de Alagoas.

Filha de Jorge Duarte de Amorim e de dona Laura Maia de Amorim.

Estudou o primeiro grau no Colégio Estadual Moreira e Silva, antigo Instituto Educacional.

Era uma excelente criatura, dinâmica e meiga, tinha uma voz dócil e uma elegância incomparável.

Graduada em História pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL, em 1971.

Lecionou Socialogia, Antropologia, Medotologia e História, nas seguites instituiçóes escolares: Colégio Marista, Colégio Estadual de Alagoas e no Seminário Nossa Senhora da Assunçáo, trabém trabalhou no SUDEPE,

Mestrou - se em Antropologia Social, pela Universidade de São Paulo - USP, 1981, e Doutorado em Antropologia, também pela Universidade de São Paulo, em 1990, Professora Concursada de Antropologia e Metodologia Científica na UFAL, Professora de Sociologia no CESMAC e colaboladora do Jornal Gazeta de Alagoas.

Tem trabalhos publicados na área de Antropologia, pela Universidade de São Paulo , pela Universidade Federal de Alagoas e por outras universidades brasileiras.

Foi Professora Visitante da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, onde a atividade de ensino, pesquisa e orientação de teses.

Aqui estão algumas de suas obras: Vivência, Mulher Solteira, A Cultura Popular no Contexto da Cultura Nacional, Os Mórmons em Alagoas e Ladislau Neto o Pai da Botônica Brasileira.

Esta grande alagoana da Antropologia e Metodologia Brasileira faleceu, em Maceió, no dia 08 de fevereiro de 2021.

Seu corpo está sepultado, no Cemitério Parque das Flores.

( Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura )

Copyright © 2021. Todos os direitos reservados ao autor. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
0
±500 visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários