Tema Acessibilidade

BIOGRAFIA DO CORONEL E PREFEITO INTENDENTE MIGUEL CÉSAR TEIXEIRA

• Atualizado

Miguel César Texeira era natural do município de São Miguel dos Campos, estado de Alagoas.
Casou-se com María do Carmo César Texeira. O casal residia no antigo casarão localizado na Rua Visconde de Sinimbu, anexo ao Sobrado da Baronesa, atual Casa da Cultura. Miguel César Texeira era pai do Promotor Público da Capital e Advogado José César Sobrinho. Além de José César Sobrinho, Miguel também era pai de Áureo, Miguel, Geórgia, Esther, Odete, Enaura e Lourinete.
Miguel César Teixeira exerceu a função de Diretor - Presidente da Companhia Miguelense de Fiação e Tecelagem Vera Cruz. Ele também foi um dos fundadores da indústria e acionista da empresa. A fábrica têxtil foi fundada em 1925.
Miguel era dono de um caráter insofismável, fora vulto marcante em sua terra natal. Onde ocupou o cargo de Prefeito Intendente no período de 1925 a 1927, com muito zelo e profissionalismo.
Durante a sua gestão ele reformou o antigo mercado público, que antes era um armazém particular e que foi locado pela prefeitura para o funcionamento do referido mercado. No decorrer dos anos, o prédio foi adquirido pelo Prefeito Intendente João Sátiro, um dos seu antecessores. Aproxidamente em 1920.
O mercado foi praticamente reformado, o prefeito Miguel César Texeira preservou a sua estrutura e construiu diversos compartimentos para acomodar os comerciantes, além de refazer um novo telhado. O mercado foi inaugurado em 1927. Inclusive esta data está exposta acima da entrada do mercado. Neste mesmo período, ele construiu de frente para o mercado, um canteiro, composto de grama e jardim, além de alguns bancos de madeiras atrelados com corrente. Nos longos dos anos, o canteiro foi demolido, pois o mesmo impedia a visão do mercado. Anos depois foi construído uma praça, próximo ao mercado e quando a praça foi reforma, recebeu o nome do coronel. Ou seja, "Praça Coronel Miguel César Teixeira", também conhecida como Praça do Relógio.
Miguel César Teixeira deixou para os miguelenses e para a cidade de São Miguel dos Campos, um exemplo de vida para ser seguido, que seja na política, no empreendedorismo ou na área de administração de empresa.
O coronel está sepultado no cemitério de São Miguel dos Campos.

(Biografia Escrita Por Ernande Bezerra de Moura)

Copyright © 2021. Todos os direitos reservados ao autor. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
0
1 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários