Tema Acessibilidade

BIOGRAFIA DO CORONEL E PREFEITO INTENDENTE MIGUEL CÉSAR TEIXEIRA

• Atualizado

BIOGRAFIA DO CORONEL E PREFEITO INTENDENTE MIGUEL CÉSAR TEIXEIRA

Miguel César Texeira era natural do município de São Miguel dos Campos, estado de Alagoas.
Miguel era casado com María do Carmo César Texeira.
O casal residia no antigo casarão localizado na Rua Visconde de Sinimbu, bem próximo ao Sobrado da Baronesa, atual Casa da Cultura.
Miguel César Texeira era pai do Promotor Público da Capital e Advogado José César Sobrinho. Além dele, Miguel também era pai de Áureo, Miguel, Geórgia, Esther, Odete, Enaura e Lourinete.
Exerceu a função de Diretor - Presidente da Companhia Miguelense de Fiação e Tecidos Vera Cruz. Além de ser um dos fundadores da indústria, ele também era um dos acionistas da empresa. A fábrica têxtil foi fundada em 1925.
Miguel era dono de um caráter insofismável, fora vulto marcante em sua terra natal. Onde ocupou o cargo de Prefeito Intendente no período de 1925 a 1927, com muito zelo e profissionalismo.
Durante a sua gestão ele reformou o antigo mercado público, que antes era um armazém particular e que foi locado pela prefeitura para o funcionamento do referido mercado.
Anos depois, o prédio foi adquirido pelo prefeito João Sátiro, aproximadamente em 1920.
O mercado foi praticamente reformado, o prefeito Miguel César Texeira preservou a sua estrutura e construiu diversos compartimentos para acomodar os comerciantes, alem de refazer um novo telhado. O mercado foi inaugurado em 1927, inclusive a data está exposta acima da entrada do mercado.
Neste mesmo período, ele construiu de frente para o mercado, a Praça Joaquim Távora, que no decorrer dos anos, passou a ser chamada de Coronel Miguel César Teixeira, em sua homenagem. A praça também e conhecida popularmente como Praça do Relógio.
Miguel César Teixeira nos deixou um exemplo de vida para ser seguido, que seja na política ou na área de administração de empresa.

(Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura)

Copyright © 2021. Todos os direitos reservados ao autor. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
0
±500 visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários