Tema Acessibilidade

BIOGRAFIA DA ESCRITORA E PROFESSORA MARIA DE LOURDES DO NASCIMENTO

MARIA DE LOURDES DO NASCIMENTO

Maria de Lourdes do Nascimento, nasceu no município de São Miguel dos Campos, estado de Alagoas, no dia 29 de setembro de 1951, filha de Miguel Jacinto do Nascimento e de dona Joventina Francisca da Silva.
Iniciou seus estudos na sua Terra Natal, no Instituto Imaculada Conceição, depois no Grupo Escolar Visconde de Sinimbu e posteriormente no Ginásio São Miguel e concluiu o ginasial na Escola Normal Ana Lins.
É formada em Letras e Direito pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Pós - graduada em Literatura Brasileira pela UFAL. Direito Processual Civil e Trabalhista pela Faculdade Estácio de Sá de São Paulo. Ministrou a disciplina Leitura e produção de Textual no Curso Pró - graduação de Literatura Brasileira e Língua portuguesa pela Universidade Cidade de São Paulo - UNICID, em convênio com a Academia Alagoana de Letras - AAL. Aposentou-se como professora na Rede Estadual de Ensino do Estado de Alagoas. Também exerceu a função de educadora na Rede Municipal da Cidade de Maceió.
Maria de Lourdes do Nascimento é sócia efetiva da Academia Maceioense de Letras - AML, do Grêmio Literário Alagoano, da Associação dos Professores de Espanhol do Estado de Alagoas - APEEAL, da Ordem Nacional dos Escritores do Estado de São Paulo, da Academia Miguelense de Letras e Artes - AMILA e da Real Academia de Letras do Rio Grande do Sul.
Trabalhou por mais de uma década prestando serviço para a Escola Conceição Lyra ao lado dos professores e alunos realizando estudo, apresentação teatral e exposição de livros de escritores alagoanos.
Laureada com diplomas, medalhas, comendas e troféus, pelos relevantes serviços prestados à cultura e a literatura Alagoana e brasileira.
Tem as seguintes prêmios: Carlos Moliterno de Crônicas, com o tema "A Ilha de Todos" - Maceió, 2000. Judas Isgorogota de Poesias, com o livro Nebulosas (Fundação Municipal de Ação Cultural - Maceió, 2001. Menções Honrosas da Academia Alagoana de Letras/Braskem em prêmio nacional Jorge de Lima, no contexto nacional de poesia, com o ensaio Jorge de Lima: Um Universo Poético - Maceió, 2004. Pontes de Miranda, no contexto Universal das Crônicas e das Letras, com o ensaio "Pontes de Miranda: Um Gênio Entre Pontes" - Maceió, 2005. Aurélio Buarque de Holanda, o mestre da cultura e das palavras, com o ensaio "Palavras a Sedutora Sherazade de Mestre Aurélio" - Maceió, 2006. A importância de Machado de Assis, um século depois da sua morte, da Academia Brasileira de Letras/Folha Dirigida, com o texto "Machado de Assis Entre a Pirâmide e o Trapézio" O Tempo - Rio de Janeiro, 2008. E o prêmio nacional Heliônia Ceres de Contos Alagoanos, em 2009, da Academia Alagoana de Letras/Braskem, com o ensaio "Ponto de Encontro e do Espanto na Narrativa Fantástica de Heliônia Ceres".
Ela faz parte também da Coletânea Letras e Lirismo dos Poetas Miguelenses, intitulada de "Os Valentes Sinimbys" da Academia Miguelense de Letras e Artes - AMILA, lançada pela VIva Editora em 2013.
Maria de Lourdes do Nascimento é uma das maiores representantes de São Miguel dos Campos, no contexto histórico e literário de Alagoas.

Copyright © 2022. Todos os direitos reservados ao autor. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
0
1 mil visualizações •
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários