Tema Acessibilidade

BIOGRAFIA DA PROFESSORA E ADVOGADA MARLY RIBEIRO

MARLY RIBEIRO DE SOUZA APRÍGIO

Marly Ribeiro de Souza Aprigio, mas conhecida pelo pseudônimo de Marly Ribeiro é professora, funcionária pública, advogada, rotariana e escritora.
Ela nasceu no município alagoano de Rio Largo, no dia 12 de abril de 1943, filha de João Alves Ribeiro e de dona Maria Miguel de Souza Ribeiro.
Além de Marly, seus pais geram os seguintes filhos: Anunciada (Artista Plástica) Marlene, Petrucio, José (Deca) e Rubens Ribeiro de Souza.
Marly Ribeiro viveu toda a sua infância e adolescência na cidade de Viçosa, Alagoas.
Em 1959, seus pais vieram morar em São Miguel dos Campos com a família. Marly nesta época, tinha 16 anos de idade.
Em 1965, ela foi aprovado no Concurso Público Estadual como professora e foi nomeada para lecionar no Grupo Escolar Visconde de Sinimbu. Ela também exerceu a função de educadora no Instituto Imaculada Conceição e na Escola Normal Ana Lins, onde 1974, assumiu a direção da escola.
Casou-se com Petrucio Aprígio (In- memória), e desse laço matrimonial nasceram dois filhos: André e João Cristiano Ribeiro de Souza Aprígio.
Foi eleita três vezes como vereadora do município de São Miguel dos Campos, de 1977 a 1982, nas gestões dos prefeitos, Tarcísio Soares Palmeira e Manoel Ferreira de Amorim. De 1983 a 1988, na gestão do prefeito Wellington Torres e de 1993 a 1996, na gestão do prefeito Humberto Maia Alves.
É formada em direito pela Faculdade de Direito de Maceió – FADIMA.
Em 2001, foi eleita presidente do Rotary Clube de São Miguel dos Campos. Marly foi a primeira mulher a ingressar na instituição como também foi a primeira mulher assumir a Governadoria do Distrito 4390 do Rotery Internacional, que englobava os estados de Alagoas, Sergipe e boa parte norte da Bahia.
Marly Ribeiro é membro da Academia de Letras e Artes dos Magistrados de Alagoas, da Academia Miguelense de Letras e Artes – AMILA, da Academia Brasileira Rotariana de Letras – ABROL, da Ordem Advogado do Brasil - OAB e Sócia Honorária da Academia Maceioense de Letras. Exerceu o cargo de presidente do Conselho Estadual dos Direitos e da Defesa da Mulher e da Associação da Mulher Advogada de Alagoas.
Durante sua carreira, Marly Ribeiro já recebeu diversos prêmios, troféus, medalhas e comendas, pelos relevantes serviços prestados ao estado de Alagoas. Como por exemplo: Comenda Nise da Silveira concedida pelo Governo do Estado de Alagoas; Comenda Poeta Cavalcante Barros concedida pela Academia Maceioense de Letras; Comenda Selma Bandeira concedida pela Câmara Municipal de Maceió; Comenda da Ordem Municipal do Mérito de Feira de Santana – BA concedida pelo prefeito de Feira de Santana e a Comenda Lêdo Ivo concedida pela Assembleia Legislativa de Alagoas.
Como escritora escreveu um livro, intitulado de "A CAMINHANTE" lançado pela Edição Catavento em 2008. Além de escritora Marly Ribeiro também é Artista Plástico. Suas obras estão expostas no salão nobre da Casa da Cultura e faz parte do acervo do Museu Fernando Lopes. Inclusive em uma das dependências da casa, existe uma sala, que presta o nome da artista.
Mesmo não sendo miguelense, Marly Ribeiro ama de coração à cidade de São Miguel dos Campos. Sempre está exaltando o nome do município nas suas viagens pelo mundo.

Copyright © 2022. Todos os direitos reservados ao autor. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
0
1 mil visualizações •
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários