Tema Acessibilidade

A HISTÓRIA DO MUSEU HISTÓRICO E CULTURAL FERNANDO LOPES

• Atualizado

A HISTÓRIA DO MUSEU HISTÓRICO E CULTURAL FERNANDO LOPES

O Museu Histórico e Cultural Fernando Lopes é um dos equipamentos culturais mais estruturado do estado de Alagoas. O mesmo fica situado nas dependências do prédio da Casa da Cultura, antiga residência dos barões de São Miguel.
O museu Histórico e Cultural Fernando Lopes foi criado pelo projeto de lei 28, 29 e 30 de 24 de novembro de 2009, na gestão da Prefeita Rosiane Santos e do Secretário de Cultura, André Carlos Vieira. O museu é composto pelos seguintes equipamentos culturais: A Casa da Cultura, a Sala de Exposição Maria José Castela, o Espaço Histórico e Cultural Marly Ribeiro, o Auditório João de Medeiros Apratto, a Sala Roberto Lopes, a Sala Maria Cândida Palmeira, a Sala José Barbosa de Moura, a Sala Nair da Rocha Vieira, o Espaço Fernando Santos e a Sala de Curso Miguel Ramos.
Depois da criação do Espaço Cultural Professor Douglas Apratto Tenório, algumas ferramentas que faziam partes do museu, foram agregadas a este compartimento. foi o caso da Academia Miguelense de Letras e Artes - AMILA e a Biblioteca Escritora Guiomar Alcídes de Castro.
José Fernando de Lima Lopes, nasceu no povoado de Sebastião Ferreira, na zona rural do município de São Miguel dos Campos, estado de Alagoas, no dia 24 de novembro de 1934. Era formado em direito, mas o dom de artista te fez ser reconhecido, não só no Brasil como no exterior. Suas telas retratam as belezas dos sobrados e dos casarões da cidade. O estimado artista plástico, faleceu no dia 12 de junho de 2011.
O Acervo do Museu Fernando Lopes e composto de quadros com fotos de personalidades que contribuiram com a formação histórica do município, quadros com fotos dos antigos sobrados e casarões da cidade, quadros com fotos dos engenhos e das antigas indústrias que existiram na cidade, documentos, jornais antigos e livros de escritores da terra.
há também no museu, móveis antigos do século XIX e XX, peças de porcelanas e de cristais, quadros de pintores formosos de Alagoas, como por exemplo: Fernando Lopes, Roberto Lopes, Eduardo Xavier, Juvenal Santana, Luciano Barbosa, José Joaquim, Fernando Santos, Vânia Alves, Jailton Silva, Williams Santos, Luciano Souza, José Pedro, Marly Ribeiro, Anunciada Ribeiro, Pierre Chalita, Rogério Mota, Aluísio Coimbra, Tânia Pedrosa, Lula Nogueira, Getúlio Moto e entre outros. Ainda existe, peças em cerâmica, esculturas em madeira e aparelhos tecnológicos.
Seu acervo leva-nos a viajar na história da cidade, fazendo-nos lembrar dos ilustres miquelenses, como, Ana Lins, Visconde de Sinimbu, Manuel Vieira Dantas, Manuel Duarte Ferreira Ferro, Epaminondas da Rocha Vieira, Antônia Leopoldina da Rocha Vieira, Modesto de Souza, Romeu de Avelar, Iramilton Leite, Guiomar Alcídes de Castro, Maria Acioli Cavalcante, Rui Soares Palmeira, Diney Soares Torres, Humberto Maia Alves, Moacir Cavalcante Pessoa, Abelardo Lopes, Carlos Lyra, etc.
O Museu Histórico e Cultural Fernando Lopes, sem sombra de dúvida, hoje é a principal ferramenta de pesquisa do município.

(Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura)

Copyright © 2022. Todos os direitos reservados ao autor. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
0
±1000 visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários