Tema Acessibilidade

BIOGRAFIA DA FOLCLORISTA E MESTRA ANA PAULA DA ROCHA LINS

• Atualizado

Ana Paula da Rocha Lins é alagoana da cidade de São Miguel dos Campos, nasceu no dia 27 de dezembro de 1975, filha de Valdo de Andrade Lins e de dona Nilda da Rocha Lins. Seus pais residiram na parte alta da cidade, num lugar denominado de Chã da Manqueira, atual barrio Nossa Senhora de Fátima.
Com apenas seis anos de idade, matriculou-se no CSU - Centro Social Urbano, um programa voltado para educação e a cultura da comunidade local. Sobre a responsabilidade do governo do estado em parceria com a prefeitura municipal. O CSU funcionava onde é hoje, a UNEAL - Universidade Estadual de Alagoas. Foi neste ambiente cultural, que Ana Paula começou a mostrar a sua criatividade e o seu talento cultural, pois ela tinha do seu lado uma pessoa exemplar, uma professora que amava São Miguel dos Campos e a cultura da terra, principalmente, à taieira. Maria Malheiros Wanderley, também conhecida como tia Ceiça, ficava abismada com a inteligência da menina e a cada ano que passava, Ana Paula chamava atenção da professora, principalmente pela sua grandeza cultural e pelo seu tom de voz. Ceiça gostava tanto da menina, que passou todo os seus ensinamentos para ela, pois via em Ana Paula a esperança da cultura miguelense.
Com a extinção do CSU, Ana Paula foi estudar na Escola Municipal Professora Maria Rosa, onde fez o ensino fundamental, em seguida estudou o ginasial no Colégio Iramilton Leite, concluindo o mesmo, na Escola Ana Lins, dentro do Programa de Educação Jovem e Adulto - EJA. também conhecido como Supletivo.
Seu primeiro emprego foi como garçonete, na lanchonete do Posto Cidade, que ficava localizada de frente para o Banco do Brasil. Logo em seguida, começou a trabalhar por conta própria, vendendo lanches na porta de casa.
Em 2001, ela foi convidada para trabalhar no Peti - Programa de Erradicação do Trabalho Infantil pelo Secretário da Infância e Juventude, Risonaldo José, pois o mesmo era conhecedor do talento da artista. Em pouco tempo, Ana Paula elaborou diversos projetos culturais e formou dentro da instituição, a Taieira Mirim, seguido os passos da saudosa Nair da Bertina. Ana Paula, trabalhou na instituição até 2012.
Ana Paula passou quase cinco anos afastada da cultura. Em 2017, ela foi trazida pelo Secretário de Cultura Leonel Cavalcante para trabalhar na Casa da Cultura. Onde realizou um excelente trabalho em prol da instituição, além de ser também a pessoa indicada para comandar os folguedos populares do município. Ana Paula foi designada para ensinar a dança da taieira as pessoas da terceira idade e em pouco tempo, ela formou o grupo de Taieira Nair da Bertina. Que mentalizou à cultura alagoana, principalmente a jornalista e apresentadora da Tv. Assembleia, Cláudia de Bulhões e o articulador cultural, João Lemos. A sua maior apresentação cultural foi no palco do Centro de Conversões Ruth Cardoso em Maceió, durante as festividades da Bienal Internacional do Livro de Alagoas.
Mas o seu coroamento veio na gestão do Secretário de Comunicação
Marketing e Eventos do município, André Carlos Vieira. Em 2022, Ana Paula foi coroada como Mestra das Taieiras e recebeu também, o título de "Patrimônio Vivo de Alagoas" do governo do estado, pelos relevantes serviços prestados à cultura e as artes de Alagoas.
Sem sombra de dúvida, Ana Paula é a maior representante da cultura popular no município. A Mestra Oficial da Taieira Nair da Bertina da cidade de São Miguel dos Campos.

(Biografia Escrita Por Ernande Bezerra de Moura)

Copyright © 2022. Todos os direitos reservados ao autor. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
0
1 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários