Tema Acessibilidade

A HISTÓRIA DO OBELISCO MARECHAL FLORIANO PEIXOTO DA PRAÇA DO CENTENÁRIO - SÃO MIGUEL DOS CAMPOS - ALAGOAS.

Este lindo monumento foi construído e inaugurado no dia 07 de setembro de 1922, em homenagem aos 100 anos da "Independência do Brasil". De acordo com historiografia do município, o obelisco foi batizado com o nome do vice e depois Presidente da República, Marechal Floriano Peixoto.
Reza a história, que antes de erguer o obelisco, um grupo de intelectuais da cidade, sobre o comando do Sr. Zeca Plech, genro do Coronel Elias de Almeida, proprietário do Engenho Conceição, enterram abaixo do obelisco, uma urna contendo, documentos, revisitas, jornais, prendas e outras coisas de valores. Segundo um dos netos da famílias que participaram desse ato, relatou que os intelectuais deixaram um testamento escrito, com o seguinte dizeres "Essa Urna Só Será Aberta No Dia 07 De Setembro De 2022." Durante às comemorações alusivas aos 200 anos da "Independência do Brasil".
A Secretaria de Cultura, juntamente com a Prefeitura Municipal, fizerem uma abordagem no local das placas de cada lado do obelisco, mas infelizmente, a urna não foi encontrada. Conforme os escritos, a urna está enterrada abaixo do obelisco. Como foi citado no início do texto.
A praça onde está localizado o obelisco foi reinaugurada no dia 28 de dezembro de 2022. O Prefeito George Clemente, achou melhor preservar o obelisco, pois o mesmo é patrimônio histórico e cultural do município.

* Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura.

Copyright © 2023. Todos os direitos reservados ao autor. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
0
±1000 visualizações •
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários