Tema Acessibilidade

VILA DE SÃO MIGUEL. ATUAL CIDADE DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS - ALAGOAS.

HISTÓRIA E MEMÓRIA.

"VILA DE SÃO MIGUEL ATUAL CIDADE DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS."

Antigamente a região alagoana era dividida em duas vilas. A vila de Santa Madalena da Lagoa do Norte e a vila de Santa Madalena da Lagoa do Sul.
O povoado de São Miguel pertencia a vila de Santa Madalena da Lagoa do Sul, que depois passou a ser chamada de cidade de Alagoas e consequentemente Marechal Deodoro.
O povoado de São Miguel passou a condição de vila, no dia 10 de julho de 1832, divido ao crescimento e o desenvolvimento do povoado.
Nesta época havia na vila diversos engenhos de açúcar, a maioria pertencente a Ana Lins e familia.
Ana Lins era considerada em Alagoas a "Dama de Ferro". Por ter participado com a família da Revolução Pernambucana em 1817 e da Confederação do Equador em 1824. Ana Lins dominava praticamente toda área açucareira da região.
O engenho Sinimbu de sua propriedade, era a referência para os outros engenhos da redondeza, por ser considerado o engenho central.
Havia em Alagoas cinco vilas poderosas que muito contribuíram para o progresso da província. São elas: Vila de Porto Calvo, vila de Penedo, vila de Alagoas, vila de São Miguel e vila do Poxim. Faziam parte da vila de São Miguel, os seguintes distritos: Boca da Mata, Mosquito (Campo Alegre), Barra de São Miguel, Roteiro e Jequiá da Praia.
10 de julho, é o aniversário da vila de São Miguel. A vila de São Miguel este ano, está completando 191 anos de história (1832/2023). A mesma foi desmembrada da cidade de Alagoas e passou à condição de cidade, no dia 18 de junho de 1864.

* Texto Escrito Por Ernande Bezerra de Moura.

Copyright © 2023. Todos os direitos reservados ao autor. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
0
±1000 visualizações •
Denuncie conteúdo abusivo
Ernande Bezerra ESCRITO POR Ernande Bezerra Escritor
São Miguel dos Campos - AL

Membro desde Junho de 2011

Comentários