Vem aí novidades...
Portal Escritores
Sérgio Moraes
Escritor
Pilar - AL
Seguidores (12)
Seguindo (2)

Quem sou eu?


Sérgio Moraes (SÉRGIO ROBERTO CAVALCANTE DE MORAES), nasceu na cidade do Pilar, Estado de Alagoas, em 18 de Outubro de 1965, onde reside até hoje. Filho de Jorge de Moraes Lima (Funcionário da Petrobras) e Corina Cavalcante de Almeida Lima (Funcionária Pública). É casado com Rosineide Duarte Cavalcante de Moraes, Pai de 03 filhos e tem 02 netos.

            Estudou no Jardim Infantil Anísio de Souza, fez o primário no Grupo Escolar Oliveira e Silva e o 1º e 2º Grau no Ginásio Nossa Senhora do Pilar no início dos anos 80, onde começou a dar seus primeiros passos e a se interessar por Cultura nos Grêmios Literários da Escola, fazendo poesias e músicas, teatro e trabalhos de artes. Neste mesmo período participou do Grupo Jovem da Paróquia Nossa Senhora do Pilar, liderando o grupo, organizando eventos Culturais e escrevendo alguns artigos para o Jornal “O Semeador” e paródias para o programa de TV do Moacir Franco.

            Em 1989, no governo do Prefeito José Soares Camêlo, juntamente com o amigo Clarival de Oliveira (Vavá) e Equipe, foi um dos Fundadores do famoso FESTIVAL DO BAGRE (que existe até hoje), compondo a música do Evento e organizando as apresentações culturais na praça da Matriz.

            Começou a divulgar seus textos a partir de 1991, no aniversário de 119 anos da cidade do Pilar, através dos Versos: “HISTÓRIAS DE MINHA TERRA”, lido na Rádio Difusora de Alagoas, no programa do radialista Edécio Lopes. No mesmo ano, começou a trabalhar como Coordenador de Cultura com o Prof. Ivo Vicente, na Prefeitura do Pilar, organizando a 1ª Semana da Cultura Arthur Ramos, montando uma exposição de fotos, livros e objetos, no salão do Banco do Brasil da cidade, com o tema: “PILAR E SUA HISTÓRIA”.

            Trabalhou como Coordenador de Cultura até 1992, seguindo depois para trabalhar como Chefe do Setor de Pessoal da Câmara Municipal do Pilar até o ano 2000. Ainda em 1999, com o apoio da Prefeitura do Pilar e do Diretor de Cultura Emílio Soares, publicou e distribuiu na cidade 2.000 Folhetos “PILAR EM VERSOS”, contando a história do Município de uma forma popular.

            Em 2001, foi convidado pelo Prefeito Carlos Alberto Canuto para ser o Diretor da CASA DA CULTURA PROF. ARTHUR RAMOS, ano em que idealizou e implantou grandes projetos culturais na cidade do Pilar, organizando a ENCENAÇÃO DA ÚLTIMA PENA DE MORTE DO BRASIL (28 de Abril), SEMANA ARTHUR RAMOS (07 de Julho), SEMANA DO FOLCLORE (Mês de Agosto), SEMANA DA CULTURA (Início de Novembro), que continuam sendo realizadas pela Prefeitura do Pilar.

            Entre 2001 e 2004, publicou ainda outros folhetos (Folder’s): TURISMO NO PILAR, AS FESTAS DO PILAR e ARTHURAMOS, O PILARENSE FRANCÊS distribuídos com a Comunidade.

             Em 2003, presidiu a Comissão Organizadora do CENTENÁRIO DE ARTHUR RAMOS, nomeada pelo então Prefeito em exercício Dr. Marçal Prado, juntamente com o Secretário de Educação Prof. Luiz Carlos Omena, Ivanilda Rodrigues, Elisabeth Coimbra e Prof. Hudson Costa, em parceria com o Conselho Regional de Medicina, com o Presidente Dr. Emanuel Fortes e outras personalidades como o Dr. Antônio Sapucaia, Dr. José Medeiros, Ranilson França e outros. Através da Lei Municipal 265/2003, recebeu do Prefeito Carlos Alberto Canuto a COMENDA ARTHUR RAMOS, em reconhecimento ao seu trabalho a frente da Diretoria de Cultura do Município. No mesmo ano, participou no SESC do Rio de Janeiro, do ENCONTRO DE CULTURA DAS CIDADES, através do Fórum Intermunicipal de Cultura.

                Em 2004, a ASFOPAL – Associação dos Folguedos Populares de Alagoas, lhe concedeu a COMENDA PEDRO TEIXEIRA DE VASCONCELOS, pelos relevantes serviços prestados ao Folclore Alagoano.

             No ano seguinte (2005), publicou seu primeiro Livro: “PILAR DAS ALAGOAS, RECANTO DAS COISAS BOAS”, com todos os detalhes da História do Pilar, fotos, dados culturais e outros textos, distribuído em todas as Escolas do Município, Entidades, Bibliotecas, que tem servido como fonte de pesquisa para os Estudantes e Pesquisadores e que foi catalogado na Biblioteca Nacional, na divisão de Manuscritos.

             Em Junho de 2007, tomou posse como Sócio honorário da ACADEMIA PILARENSE DE LETRAS e no mesmo ano compôs a música de BOAS VINDAS AO ARCEBISPO DOM ANTÔNIO MUNIZ. Nos anos seguintes continuou a realizar os Eventos Culturais em Pilar e conduziu as apresentações dos Folguedos Populares no Museu Théo Brandão e Palácio Marechal Floriano Peixoto.

                No ano 2008, publicou seu 2º Livro: “UM PASSEIO POR ALAGOAS”, feito em versos, falando dos 102 Municípios Alagoanos, das belezas naturais do Estado, da Cultura, dos Filhos Ilustres de Alagoas e convidando a todos a conhecer as cidades e viajar pelo nosso Estado.

                Foi membro atuante do SAM – SISTEMA ALAGOANO DE MUSEUS, participando de capacitações e oficinas em Penedo, Maceió e Pilar. Participou ativamente das Conferências Metropolitana e Intermunicipal de Cultura, realizadas em Maceió e Maragogi e da Conferência Estadual realizada no Centro de Convenções de Maceió, apresentando propostas para o PLANO NACIONAL DE CULTURA.

                Em 25 de Agosto de 2010 passou a pertencer, como Escritor e Poeta, ao Portal dos Escritores Alagoanos (www.escritoresalagoanos.com), publicando Poesias, Acrósticos, Músicas, Crônicas, Literatura de Cordel, Prosa Poética e outros textos, sendo um dos Escritores mais lidos do site, com mais de 150.000 leituras dos internautas (2010 à 2013), com destaque para o texto: “ÁGUA, UM BEM PRECIOSO”, o mais lido do portal, com mais de 35.000 acessos. Em parceria com o Site, criou e organizou em 2012 o 1º ENCONTRO DOS ESCRITORES ALAGOANOS, realizado em Pilar, promovendo novamente o 2º Encontro em 2013, fazendo assim uma integração e intercâmbio entre os Escritores Alagoanos.

             Atuou como Diretor de Cultura de Pilar durante 12 ANOS (2001 à 2012), administrando a CASA DA CULTURA E MUSEU PROF. ARTHUR RAMOS, onde criou e realizou inúmeros Eventos Culturais, divulgados pela imprensa alagoana. Neste período, reformou e reestruturou a Casa de Arthur Ramos, que estava em péssimo estado de conservação e levou a História, a Cultura de Pilar e Alagoas para as Praças e Escolas, com exposições, Apresentações e Palestras para Estudantes e Visitantes, que passaram  a conhecer melhor  e  a criar mais interesse, à exemplo das Feiras de Cultura e Desfiles Cívicos das Escolas, que passaram a difundir, valorizar e a homenagear a Cultura Pilarense e Alagoana. Recebeu ainda, visitantes Ilustres, como as do Imortal Escritor Alagoano “Lêdo Ivo” e do grande Romancista e Teatrólogo “Ariano Suassuna”.

                Em Julho de 2013, Sérgio Moraes tomou posse como Acadêmico Efetivo da ACADEMIA PILARENSE DE LETRAS, ocupando a Cadeira Nº 12, tendo como Patrono “Otávio Gomes”, no lugar do Ex-Prefeito de Pilar José Soares Camêlo. Em 13 de Setembro de 2013 foi Eleito e Empossado como PRESIDENTE DA ACADEMIA PILARENSE DE LETRAS. É também Diretor da Centenária SOCIEDADE FRATERNIDADE, INSTRUÇÃO E BENEFICÊNCIA DE PILAR, sendo responsável pela Biblioteca e Coordenador da Filarmônica Raul Ramos, além de ser o Locutor Oficial do Serviço de Divulgação (Alto-Falantes), que a Sociedade Fraternidade mantém, prestando serviços de informação e noticiários da cidade, mantendo essa tradição cultural.

                No Dia do Escritor (25 de Julho), lançou dois trabalhos: Um Folder “ANDANDO PELO PILAR”, relembrando pessoas e fatos da cidade e Um “CD-ÁUDIO” com VERSOS E MÚSICAS sobre Pilar e Alagoas, distribuídos gratuitamente com a Comunidade.

                É também Diretor Geral da ASSOCIAÇÃO PILARENSE DE RÁDIODIFUSÃO COMUNITÁRIA, autorizada pelo Ministério das Comunicações, Congresso Nacional e ANATEL a implantar no Município a Rádio Comunitária.

                  Em 20.11.2013 tomou posse na ACADEMIA ALAGOANA DE CULTURA, ocupando a Cadeira Nº 35, que tem como Patrono Dom Adelmo Machado, se tornado Sócio Efetivo.

                     

Sérgio Moraes

E-mail: smoraes.pilar@hotmail.com
Twitter: @SergioMoraes46

 


Atualizações anteriores