Tema Acessibilidade

EU QUERIA VIAJAR NO TEMPO

• Atualizado

 

HOMENAGEM A ARTHUR RAMOS

Autor: Sérgio Moraes

 

Ah meu Deus ! Como EU QUERIA VIAJAR NO TEMPO para presenciar como era o cotidiano na minha terra natal.
EU QUERIA VIAJAR NO TEMPO... para ver o meu PILAR sendo povoado... a Vila dos Pescadores... os Engenhos... a vida as margens da Lagoa Manguaba...
EU QUERIA VIAJAR NO TEMPO... para ver a LIBERDADE DOS ESCRAVOS, que injustamente eram humilhados, acorrentados e chicoteados pela estupidez de homens desumanos.
EU QUERIA VIAJAR NO TEMPO... para ver o COMÉRCIO PILARENSE sendo um dos mais fortes de Alagoas, quando as grandes barcas transportavem mercadorias e também passageiros pela majestosa LAGOA MANGUABA e seguiam para a Capital Alagoana, sul do Brasil e Europa.
EU QUERIA VIAJAR NO TEMPO... para ver o momento da chegada da imagem de NOSSA SENHORA DO PILAR, que veio da Espanha para ser a padroeira desta cidade.
EU QUERIA VIAJAR NO TEMPO... para presenciar a chegada do IMPERADOR DOM PEDRO II ao Pilar em 1860.
EU QUERIA VIAJAR NO TEMPO... especialmente no Dia 07 DE JULHO DE 1903,  dia em que PILAR teve a honra de receber como filho o grande cientista PROF. ARTHUR RAMOS.
EU QUERIA VIAJAR NO TEMPO... para observar a trajetória deste Humanista, que teve um curriculum invejável e que deixou um grande legado para humanidade com seus estudos e obras que encantam o mundo.
EU QUERIA VIAJAR NO TEMPO... e conhecer esse Ilustre Pilarense de FAMA MUNDIAL, que levou e honrou o nome do Pilar, de Alagoas e do Brasil pelo mundo a fora.
Falar sobre "ARTHUR RAMOS" é VIAJAR NO TEMPO e lembrar que aquele menino que cresceu chupando pitomba e escrevendo na calçada de sua casa em PILAR-AL, se tornou um dos PILARES DA ANTROPOLOGIA MUNDIAL, sendo um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Antropologia, sendo ainda: MÉDICO, ETNÓLOGO, ESCRITOR, PROFESSOR CATEDRÁTICO, SOCIÓLOGO, PSICANALISTA, FOLCLORISTA,  CIENTISTA E CHEFE DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNESCO em Paris, na França.
Por tudo isso, "EU QUERIA VIAJAR NO TEMPO" e poder agradecer a ARTHUR RAMOS por todo o seu trabalho e estudos em defesa dos Negros, Mulheres, Crianças, pelas Minorias Etnicas e pela Humanidade, quando na UNESCO, preparava um PLANO DE PAZ PARA A HUMANIDADE, quando veio a falecer em 31 de Outubro de 1949.
OBRIGADO ARTHUR RAMOS ! Nós PILARENSES e ALAGOANOS temos a honra de dizer: "Somos de PILAR, somos de ALAGOAS, somos da TERRA DE ARTHUR RAMOS".
 
Este texto foi escrito por Sérgio Moraes em 07 de Julho de 2003,
durante o Centenário de ARTHUR RAMOS.
 
Sérgio Moraes
Attachment Image
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
0
1 mil visualizações •
Atualizado em
Denuncie conteúdo abusivo
Sérgio Moraes ESCRITO POR Sérgio Moraes Escritor
Pilar - AL

Membro desde Agosto de 2010

Comentários